IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SERVO DA “ORELHA FURADA”: A marca de quem ama!

Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre. Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre. Êxodo 21:5-6.
Você é um cristão da orelha furada? Não estou falando de piercings ou brincos na orelha! E sim, de uma cultura vivenciada entre o povo israelita e outras nações. Fazia parte até mesmo da lei mosaica que normatizava o procedimento para com os escravos hebreus. Depois de trabalhar por um determinado tempo (forma de pagar uma dívida) para um dos seus irmãos israelita e chegando o período de redenção, libertação daquele servo, ele poderia escolher em ficar com seu senhor ou não.  Geralmente os escravos hebreus escolhiam a liberdade.  Porém, sempre surgiam aqueles que decidiam em ficar com o seu senhor e a família que constituíra no período de servo. Para isso ele teria que ir até os juízes com seu senhor e ali ele teria que FURAR AS ORELHAS com uma sovela para testemunho de sua escolha.  Depois dessa decisão homologada judicialmente pelas autoridades ele passava a pertencer para sempre, com sua família, ao seu senhor.
Qual a principal razão pra essa decisão? Deixar de gozar de “liberdade” para viver como um “escravo” o resto de sua vida? O texto deixa-nos bem claro o motivo desta decisão radical – O AMOR. O servo teria que declarar – EU AMO O MEU SENHOR e AMO MINHA FAMÍLIA.  Ele não ficava preocupado em arrependimento no futuro. Não havia temor no coração desse servo - No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. I Jo. 4.18.  Que coisa maravilhosa! O verdadeiro amor lança fora todo o temor ou medo. Não há no coração de quem ama medo de servir a Deus ou ao próximo. Davi disse - Sacrifício e oferta não quiseste; as minhas orelhas furastes; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste. Sal. 40:6 (destaque meu). Davi se considera um SERVO DA ORELHA FURADA. Davi também é conhecido como o rei que mais amou a Deus e mais serviu.
Amados (as), quero aqui deixa esta pequena lição (poderíamos extrair outras) de que o princípio para se servir a Deus é AMÁ-LO. Jesus ensinou essa verdade - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Mc. 12.30. Independente das circunstâncias, temos que ser e viver como o servo da ORELHA FURADA, que AMA O SENHOR e AMA SUA FAMÍLIA. A verdadeira liberdade encontra-se em nossos corações - A LIBERDADE DE AMAR. Amar incondicionamente. Amar sem limites. Amar por amar. Você ainda não é um servo da ORELHA FURADA? Servo da orelha furada é o servo que ama. Estamos precisando em nossas igrejas desse tipo de servo. Essa é a marca de quem serve a Jesus o AMOR - Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35.

9 comentários:

  1. Puxa vida nunca pensei desta forma ,nunca julguei o fato de muitos usarem o furo na orelha"alargador ,ate mesmo porque usam porque é moda e nao sabem da historia ,mas essa historia deveria ser vista por muitos,se me permitir vou repasa-la ,que DEUS com sua infinita graça continue lhe abençoando abundantemente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que era feito fisicamente no Velho Testamento, serve para os dias de hoje no sentido Espiritual. O ato de furar as orelhas como sinal de querer ser eternamente servo do seu senhor, hoje representa a nossa opção cristã de mesmo podendo viver de qualquer forma, optamos por ser servos do Deus Altíssimo. Hoje nós cristãos temos a orelha furada por desejo de sermos servos eternamente.

      Excluir
  2. Meu Deus que palavra abençoada eu sou escravo da orelha furada


    ResponderExcluir