IGREJA BATISTA TV

sábado, 23 de janeiro de 2016

Igreja Forte, Pais Fortes, Filhos Vencedores.

Igreja Forte, Pais Fortes, Filhos Vencedores.
Texto Básico: 1 João 2.12-14.

Introdução: O apóstolo Paulo vai orientar o jovem Timóteo “Tu, porém, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus (2 Tm. 2.1) Por quê? ...Pois, nos últimos dias haverá tempos trabalhosos (pra igreja), pois os homens serão amantes de si mesmos, serão gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, incapazes de perdoar, caluniadores, descontrolados, cruéis, inimigos do bem, traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, com aparência de religiosidade, mas rejeitando-lhe o poder. Afasta-te também desses.” 2 Tm. 3.1-5.

Então, entenda que em “tempos difíceis” precisamos de uma geração de jovens forte. É isso que lemos na Palavra de Deus, que pra vencer, tem que ser forte! Você é um jovem vencedor? Você é forte? Aqui, pergunto: De onde vem sua força? Mas, antes de responder deixem-me falar de uma geração de fracassados, que tentam tirar forças dos lugares mais errados do mundo. Uma geração que está deixando o Manancial da Vida para se saciar nos poços artificiais e esgotos do mundo. Uma geração que está comento das bolotas do diabo.

Vivemos em um mundo que a cada dia tem aumentado o consumo e a comercialização das drogas lícitas e ilícitas. Os mais altos escalões do executivo, legislativo e judiciário desde país estão enlameados pela corrupção. A mídia nacional e mundial tem seduzido milhões de pessoas, principalmente jovens, a uma vida sexual precoce e promíscua e fora dos padrões de Deus. Os meios de comunicação tem feito uma verdadeira apologia à erotização e prostituição no cerne da família. A violência no meio da juventude tem alcançado índices alarmantes. As religiões e muitas igrejas evangélicas estão encharcadas por escândalos e heresias de membros, pastores, bispos e apóstolos. O Cristianismo tem sido motivo de piadas indecentes e de blasfêmias para grupos minoritários que rejeitam a mensagem da Cruz.

Nunca tivemos uma geração sorrindo tanto e em todos os lugares (selfie), porém, nunca viveram tão tristeza e depressiva; Nunca tivemos na história do cristianismo jovens cristãos que tem revelado tanto a nudez dos seus corpos, e também tem exposto a pobreza do seu caráter (roupas curtas); Nunca uma geração se vestiu de forma tão colorida, e alma tão cinzenta (roupas coloridas); Nunca uma geração se preocupou tanto em cuidar do corpo (academias), e negligenciou tanto seu espírito; Nunca uma geração se exibiu tanto em busca de curtidas (Narcisismo), mas que tem vergonha de curtir e compartilhar Cristo; Nunca uma geração teve tanta facilidade e acesso aos meios de comunicação, mas a prevalência são as mentiras e fofocas (redes sociais); Nunca tivemos uma geração de pais sem o mínimo de autoridade sobre os seus filhos e filhas, são verdadeiros pais decorativos; Nunca tivemos tantos jovens frequentando os templos das igrejas, mas ao mesmo tempo os barzinhos e festas do mundo (vida cristã); Nunca tivemos na história da igreja evangélica tantos estudos voltados para jovens e famílias, mas que não aprenderam nada (Bíblia); Nunca na história do cristianismo tivemos tanto show e evento gospels que se cantou, pulou e dançou tanto com o nome de Jesus, mas que não vive diariamente seu Amor e seu Sacrifício. Em meio a tudo isso, acrescente o toque do maligno. Então a conclusão é: O MUNDO ESTÁ NO MALIGNO. TODA UMA GERAÇÃO ESTÁ NO MALIGNO. (1 João 5.19).

Como o jovem pode ser vencedor neste lamentável contexto contemporâneo? De onde deve vir nossa força? Precisamos de uma geração de Vencedores. A Palavra de Deus na epístola de João 2.14 vai nos dar dois direcionamentos ou orientação:

1 – Não teremos jovens vencedores, sem igrejas fortes - (v.12a,14a).
O apóstolo João vai chamar a Igreja de Deus de “filhinhos”. Aqui a palavra está se dirigindo a Igreja do Senhor. Primeiro temos que ter uma Igreja Forte, se quisermos ter jovens vencedores. Jesus disse (Mt. 16.18) da Igreja, “... as portas do inferno não prevalecerão contra ela (sua Igreja). Jesus disse que a Igreja tem a força, o poder para destruir as portas do inferno e libertar aqueles que estão cativos dos pecados. As duas mensagens de João para Igreja é:

 1.aA Igreja teve seus pecados perdoados por causa do amor de Cristo (v.12b); Uma igreja que não entende o que é perdão, ela está doente e debilitada, não tem como ensinar seus jovens a serem fortes. Igreja Forte é uma igreja que vive e ensina perdão. A falta de perdão dentro das nossas igrejas tem servido como um câncer em metástase consumido a comunhão e espiritualidade do corpo de Cristo.  Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados. Marcos 11:26; Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:32. Nesse texto João nos ensina que uma Igreja Forte é uma Igreja Que Vive Perdão. Jovens vencedores são jovens que aprenderam com suas igrejas a perdoar uns aos outros.

1.b – Ela conhece o Pai (v.14a); João está falando de comunhão com Deus e com o próximo.  Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 1 João 4:8. Conhecer Deus como Pai é entender que ele é capaz de cuidar de cada um de nós. Como um pai protege, supri e guia seus filhos pelo caminho da verdade e das bênçãos, Deus faz o mesmo conosco. A ausência de perdão e o sintoma do esfriamento do Amor a Deus. A igreja é responsável em ensinar que Deus é um Pai Bondoso. Não existe Igreja Forte, sem o Amor de Deus. Quando uma igreja Conhece Deus, Ela Ama a Deus, Ela se Enche do Espírito de Deus, Ela se Santifica Em Deus, Ela se Purifica Em Deus, Ela Evangeliza Com Deus, Ela Perdoa Por Deus.  Se quisermos jovens fortes e vencedores, temos que ter igrejas que CONHEÇAM O PAI. Não existe Jovem Forte Sem Comunhão Com o Pai. (João. 10.30).

2 – Não teremos Jovens Vencedores, Sem Pais Fortes (v.12a, 14a); “... conheceis aquele que é desde o princípio.” A palavra está falando de pais que tem experiência com Jesus Cristo. Pais que não tem experiência com Cristo são pais fracos. São pais sem herança espiritual para seus filhos. Quando falo de experiências, não estou me referindo a fatos “sobrenaturais ou místicos”. Mas sim, de Vida de Oração, Leitura da Palavra, Comunhão Com Santos, Serviço Na Obra, Exemplo de Santidade. Nunca teremos jovens vencedores, com pais fracos, sem compromisso com Deus e seu Reino. Os jovens de hoje, precisam do exemplo dos mais velhos, principalmente de seus pais de como ANDAR COM DEUS. Nossos filhos e filhas correm o perigo de serem derrotados e destruídos por esse sistema. Porém, como pais, precisamos ajudá-los a ser fortes e vencedores. Segurar em suas mãos, e caminharmos juntos. Isso, digo em todas as áreas da vida.



Conclusão: (v. 14b) Jesus é o Logos, a Palavra Eterna. A Palavra que Santifica. Que Purifica. Que Traz Salvação. Entendo que Jovem Vencedor, é aquele que Sabe que é Forte, Porque em seu coração habita a Palavra de Deus (v.14b). A Palavra não diz que o jovem vence o maligno (presente), nem que vencerá o maligno (futuro)! E sim que já venceu (vencestes - pretérito). Venceu quando e onde? Na cruz de Cristo. O jovem é forte por causa da graça de Jesus Cristo. Em Cristo ele encontra força suficiente para vencer todas as tentações. Em Cristo e no amor de Cristo ele é mais que vencedor. Nada pode separá-lo de sua comunhão com o Pai Eterno. O jovem vence o maligno por causa da Cruz de Cristo. Pois Cristo veio para destruir as obras do Diabo (1 João 3.8). O mundo está no maligno, mas nós estamos em e com Deus. Infelizmente, temos muitos jovens fracassando, mesmo a muitas Igrejas Zelando pelo Ensinamento da Palavra e os Pais Dando Exemplo de Fidelidade. Esses jovens decidiram trilhar seus próprios caminhos e viver suas próprias escolhas. Mas sempre há tempo para ser um JOVEM VENCEDOR. Quer ser um jovem vencedor? Venha ter vida com Deus. (Ecl. 12.1; Rm. 8.31-39). EM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES (Rm. 8.37).



Ilustração: Três jovens que resolveram juntar suas economias para voltarem para seu pais a África. Pagaram suas passagens e ficaram lisos. Eles viajaram durante uma semana. E compraram alguns pacotes de bolachas para comer durante a viagem.  O todos os dias eles passavam enfrente ao restaurante do navio e viam pela vitrine uma fartura enorme de comer. Eram verdadeiros banquetes com tudo que qualquer pessoa sonhava em se alimentar. Eles olhavam para o banquete do restaurante, voltavam para seu dormitório de comiam suas bolachas pensando nas delícias do banquete. Isso se repetia todos os dias da viagem. Mas no último dia, suas bolachas já tinham acabadas, eles foram olhar as comidas daquele restaurante. O gerente do restaurante, que sempre via aqueles jovens olhando pela vitrine, vai até eles e os convida para entrar e se servir. Humildemente eles respondem: moço nós não temos dinheiro para pagar fazer refeição nesse restaurante. O gerente olhou para eles com um olhar de piedade e pena e disse: QUANDO VOCÊS COMPRARAM AS PASSAGENS PARA ESSA VIAGEM JÁ ESTAVA INCLUSO O DIREITO DE VOCÊS FAZEREM SUAS REFEIÇÕES NESTE RESTAURANTE. Então eles lamentaram por passar tanto tempo comendo somente bolacha, tendo direito a um banquete.

0 comentários:

Postar um comentário