IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 30 de abril de 2013

QUEM PODE MUDAR A PELE DO ETÍOPE OU AS MANCHAS DO LEOPARDO?

Quem não ficou chocado com tamanha crueldade que quatros jovens praticaram na morte da dentista em São Paulo? Todos nós! Atearam fogo no corpo da dentista, ela ainda estava viva. O motivo? Encontraram apenas R$ 30,00 na sua conta bancária.  Pronto! Seu julgamento - culpada - sua sentença – queimada viva – tudo isso aconteceu em alguns minutos naquele tribunal improvisado. Jogaram álcool sobre seu corpo, encapuzaram sua cabeça, sentaram ela no sofá e riscaram um isqueiro sobre suas roupas e corpo encharcadas pelo álcool. Depois? Saíram calmamente, talvez sorrindo pelo dever cumprido, batendo um no ombro do outro - foi feito “justiça” – e, já pensando na próxima vítima.  Enquanto isso a vida daquela jovem era consumida pelas chamas dessa brutalidade humana dentro do seu consultório.


A maldade humana já não têm limites - mãe mata filho de 11 anos com facadas; pai violenta e estupra filhas; esposa assassina o esposo e esquarteja o corpo; criança recém-nascida é jogada no lixo; empregada mata filho de patroa; filho assassina mãe e esconde corpo; policial é executado na frente do filho menor; homem mata esposa na frente dos filhos; aluno mata professor; religioso abusa de crianças; policial é preso por receber propina do tráfico... Onde vamos parar? O mal está entranhado em todas as esquinas, ruas, bairros, cidades, segmentos sociais, famílias, mas também em mim e em você.


Esses lamentáveis e bizarros fatos levam-me a refletir no que diz o profeta Jeremias - Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal - Jeremias 13:23. Deus nos revela aquilo que temos de mais feio dentro de nós – O MAL. O mal é algo natural nos pensamento e nas ações humanas. Damos personalidade a ele. Na sala de aula da vida o MAL é a disciplina curricular em que seus conteúdos são os mais fáceis de memorizar e aprender. Temos aptidão para o mal. Não é justificar tantas brutalidades e crueldades cometidas por esses algozes. Mas alertar, chamar a atenção, dar um sinal de pare e reflita! As crianças imitam o que veem. E infelizmente, nossos filhos e filhas são ensinados a fazer o mal. E, nessa lição eles são excelentes aprendizes. O mal na maioria das vezes começa dentro de casa. Mentiras, discursões, xingamentos, agressões físicas e morais são o resumo do dia a dia de muitos casais e famílias. Adicione a tudo isso, violência na escola, filmes brutais, novelas tendenciosas, desenhos violentos, letras de músicas com apologia ao crime e tráficos de drogas, injustiça social, falta de uma educação cidadã, insegurança e muito mais. Onde vamos parar?

 
Estamos no meio de um furacão devastador de maldades. Tudo isso acontece porque o homem tem deixado Deus de fora de suas vidas, de suas decisões, de suas famílias, de suas escolas, de suas instituições, de seus projetos. A natureza humana reina. Porém, somente Deus pode mudar esse retrato desfigurado dessa realidade que vivemos - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo - 2 Cor. 5.17. Deus é um excelente professor. Ele quer nos ensinar o bem. Sua didática está fundamentada no perdão e no amor divino. Aqueles jovens que mataram a dentista não conheciam a Verdade de Deus - JESUS. Se assim fosse, provavelmente estaríamos contando outra história, não a deles. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (14.6). Portanto, para o homem (simbolizado pelo etíope, leopardo) é impossível mudar aquilo que é por natureza o que é. Mas para Deus não! Por isso, Deus é o único que pode mudar a pele do Etíope e as machas do leopardo. Ou seja, mudar essa sombria realidade do ser humano.

1 comentários: