IGREJA BATISTA TV

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A TRINDADE DE FORMA SIMPLES

Trindade. Pense num assunto que mexe com a cabeça de muitos, seja de cristãos ou não! Assim, vejamos como podemos facilitar o entendimento sobre o que significa na concepção cristã o ideia da trindade. Mas antes falemos do que não é a trindade.

Não é um Triteísmo. Essa é uma deia errônea sobre o verdadeiro conceito da trindade. Na crença triteísta, temos três deuses distintos, diferente em poder e manifestação, mas uma unidade no propósito e esforço. Não é assim que a bíblia ensina.

Não é uma Trindade Modal. Um deus que se revela e se manifesta em três etapas ou períodos diferentes na história da humanidade. No Velho Testamento, temos um deus criador e legislador, que criou todas as coisas e estabeleceu as leis em geral – Pessoa do Pai. No Novo Testamento, temos um deus encarnado e redentor que se revela na Pessoa do Filho – Jesus. Já nos dias atuais como regenerador e santificador que se revela na Pessoa do Espírito Santo.

O Deus Trinitário. A concepção cristã mais aceita e popularmente divulgada, e ao mesmo tempo, com inúmeros fundamentos bíblicos é a de um Deus Triuno. Ou seja, Um Deus, coexistente em três pessoas com a mesma essência, natureza e iguais em poder e eternidade. Você consegue imaginar um triângulo sem uma de suas lateralidades. Assim, como não existe um triângulo sem um dos seus lados, não existe Deus sem uma das pessoas da trindade – Deus Pai, Deus Filho Deus Espírito Santo.

Vamos colocar a cabeça para funcionar. Juntemos as diferentes concepções e perguntemos – Quem é o Deus criador?  O Pai – No princípio criou Deus os céus e a terra - (Gn. 1.1). O Filho – Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez - (Jo. 1.3). O Espírito Santo – Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra – (Sl. 104.30). Todos esses textos falam de cada uma das Pessoas da Trindade sendo o Deus criador. E ai? Como resolver essa questão teológica? Das três concepções DEUS TRITEISMO, DEUS MODAL e DEUS TRIUNO, a que melhor responde essa questão é a última opção. Ambos criaram todas as coisas. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são o Deus Elohin. O único Deus manifestado em três pessoas.

Para concluir está explicação, leiamos o seguinte texto – Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo – (Mt. 28.19). Observe que o texto diz – em nome, e não em nomes. Assim, e fácil concluirmos que estamos falando de um único Deus que se releva em três pessoas bem distintas. Jesus por seguidas vezes nos afirma que não pode fazer nada por si só, que tudo que o Pai faz ele faz semelhante (Jo. 5.19,30). Ou seja, Deus Pai (JAVÉ) é criador, Deus Filho (JESUS) também é criador.   Quanto ao Espírito santo Jesus disse que ele não falaria por si mesmo, mas diria tudo que tivesse ouvido (Jo.16.13). De quem ouvir e receber? Do Deus Pai e do Deus Filho (Jo. 16.14,15). Entendeu o que é a trindade? Três pessoas e uma essência – DEUS. Um ovo só é um ovo se tiver a CASCA, a CLARA e a GEMA. Assim, é a trindade.


0 comentários:

Postar um comentário