IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1 Samuel 16.1-13 - Por que Deus Escolheu Você?

Quando Deus deu ordem ao profeta Samuel para ungir outro rei no lugar de Saul (16.1), Deus rejeitou Saul por ter se rebelado contra Ele, Samuel tinha em mente uma imagem do próximo rei. Alto, forte e guerreiro. Porém, Deus advertira Samuel pra que não se preocupasse com a aparência (16.7 - aplicação).  Após passar cada um dos filhos de Jessé que tinham as características de um possível rei, Samuel informa que não era nenhum daqueles. Ele pergunta se acabaram os jovens (16.8-11).  Jessé diz que ainda resta um. Só que estava cuidando das ovelhas (aplicação).  Ou seja, era o menos indicado pra ser rei. E quando Davi entra na sala Deus disse a Samuel: Levanta-te e unge-o, porque é esse que escolhi (16.12).

 
“Então Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi, então Samuel se levantou e se tornou a Ramá.” I Sm. 16.13

 
Quero tirar três lições neste versículo. Praqueles que já tem um relacionamento com Deus, através de Cristo, e praqueles que pretendem ter.

 
1 – “ungiu-o (consagrou, separou para o serviço de Deus) no meio dos seus irmãos. DEUS ESCOLHEU VOCÊ NÃO SEGUNDO AS SUAS CAPACIDADES, MAS SEGUNDO O PROPÓSITO DELE.

 
“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” (ICor. 1.26-31)

 
Exemplos: Os doze apóstolos. Quando deus resolveu escolher homens pra fazer sua obra, ele não foi as sinagogas, ele não foi aos sinédrios, mas à beira do mar e nos corredores das ruas de Jerusalém.  Escolheu pescadores e coletor de impostos. Pessoas fora do padrão social. O qual  nenhum líder político ou religioso escolheriam para lhes atribuir à responsabilidade de mudar o mundo.

 
Assim também Deus tem feito com cada um de nós. Deus tem escolhido você não porque você é rico, forte, habilidoso, bonito, inteligente ou muito esperto.Pois Ele não quer que ninguém se glorie diante dele. Mas sim, porque Deus tem um propósito para você, e pra cada um de nós. “Todos os que confiam em mim como seu Deus virão; todos aqueles que Eu criei e preparei para minha glória.” Is. 43.7 NVI – Você nasceu pra  glória de Deus, e deve viver pra glória dele.

Deus disse para o profeta Jeremias:Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender, e em me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço benevolência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jer. 9.23,24.

Davi já nos seus últimos dias de vida disse: “Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro. O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. Por que, quem é Deus, senão o SENHOR? E quem é rochedo, senão o nosso Deus? Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho. Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas. II Sm. 22. 30-34.

Deixe Deus ungir você. Tomar em suas mãos. Pois nas mãos de Deus você será uma benção.

 
Ilustração: SEGURANÇA NAS MÃOS DE DEUS


Uma das mais belas apresentações de Paganini (Niccolò Paganini (Sec. XVIII a XIX) foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino, e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino) ocorreu da seguinte maneira. Antes de iniciar o concerto, aconteceu um incidente. Afinava ele o violino, quando a corda se partiu. Os espectadores ficaram preocupados. O virtuoso homem passou, então, para a segunda corda, que se rompeu também. Alguns assistentes sorriram. Na terceira tentativa, repetiu-se o fato. Restava agora ao grande artista uma única corda. Pois foi nessa que ele tocou sua música maravilhosa. Quando se tem a capacidade de gênio, basta uma única corda. Deus é o grande gênio Criador; em suas mãos podemos ser violinos de uma só corda, ou até mesmo sem corda. Porque a glória não é pra você, mas de Deus. Deus usa você com as suas limitações. (não sei cantar, mas sei acompanhar KKK)

 
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus” I Cor. 10.31

 
2 – “desde aquele dia em diante.(Davi não foi mais o mesmo) DEUS ESCOLHEU VOCÊ NÃO PARA MESMICE, MAS PARA SER E FAZER A DIFERENÇA.  (ilustrar dias que mudam a vida de pessoas. Acidentes, casamento, filhos etc.)
 

Mesmo Davi voltando a apascentar suas ovelhas, ele agora não era mais o mesmo jovens. Algo mudou nele. Tinha algo diferente em sua vida. Assim acontece com muitos quando escutam a palavra de Deus. Eles não conseguem ser mais as mesmas pessoas. Sua vida foi agraciada pelo Espírito Santo de Deus.  Ela foi tocada. Foi ungida para fazer a diferença. Veja o que diz a uma mulher (sunamita) sobre um homem de Deus:

 
“Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Suném, havia ali uma mulher importante, a qual o reteve para comer pão; e sucedeu que todas as vezes que passava por ali entrava para comer pão. E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus. II Re. 4.8,9.

 
Ela não viu Eliseu pregando, fazendo milagres, não andava com pergaminhos embaixo do braço. Simplesmente ela observou que ele era diferente. E chegou a conclusão que ele era santo, que ele era um homem de Deus. Será que as pessoas têm olhado pra você e visto você como um jovem de Deus, uma mulher de Deus, um homem de Deus?

 
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.” Mt. 5.13-16. Essa é a hora de você fazer a diferença. Esse é o seu tempo de fazer a diferença. Esta é a sua geração.

2.a - HOMENS QUE FIZERAM A DIFERENÇA EM SUA GERAÇÃO COMO O JOVEM DAVI

2.1- Enoque, fazia a diferença em sua geração, porque andava com Deus (Gn.5.22-24). Enoque simboliza a Igreja que anda com Deus, e será arrebatada ao encontro do Senhor.
2.2- José, fazia a diferença em qualquer ambiente que vivia, porque era um homem sábio e ajuizado, que tinha o Espírito de Deus, e o Senhor era com ele (Gn.39.1-23 e Gn.41.38-39).
2.3- Samuel, fazia a diferença no meio de sua geração, porque era um homem honesto, e ninguém tinha do que lhe acusar – 1 Sm.12.1-5        
2.4- , era um homem sincero, reto, temente a Deus e que se desviava do mal, e fez a diferença no meio de sua geração (Jó.1.1 e 42.7-10).
2.5- Daniel, fez a diferença no meio da geração corrompida da Babilônia, porque tinha no seu coração o propósito bem definido de servir somente ao seu Deus ( Dn.1.8 e 6.1-5).

Nós também, fomos chamados para fazermos a diferença em meio à geração perversa e corrompida em que vivemos, onde devemos resplandecer como astros no mundo : “...para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Fp. 2.15.

Ilustração: Como a Garça

Certo pastor contou que o crente, em certo sentido, deve ser como as garças, que, apesar de estarem pisando na lama, suas penas permanecem brancas. Calçados com os sapatos da preparação do Evangelho da paz, poderemos caminhar neste mundo sem se contaminar com ele (Ef.6.15).

Assim como Deus fez a diferença na vida de Davi, Jesus Cristo  pode fazer a diferença em sua vida, e onde pisar os seus pés. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Cor. 5.17

 
 3 – “Espírito do Senhor se apoderou de Davi.” O verbo apoderar, significa passar a ter o controle, ação por conta própria, dominar. Meter-se na posse de. Assim o Espírito de Deus meteu-se na vida de Davi e tomou o controle. DEUS ESCOLHEU VOCÊ PARA SER DELE.

 
Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” Jo. 15.16-19.

 
 
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa,  povo de propriedade exclusiva de Deus para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, vós que em outro tempo éreis não povo, mas agora sois povo de Deus, vós que não havíeis alcançado misericórdia, mas agora a tendes alcançado. I Pe. 2.8,9.
 
Sermos escolhidos e sermos propriedades exclusivas de Deus, significa pertencer a Ele. Sermos Dele. E isso nos deixa em uma condição privilegiada.
 
Primeiro DEUS NÃO SE ESQUECE DE VOCÊ NUNCA: Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti" (Isaías 49:15).
 
Segundo DEUS CUIDA DE VOCÊ: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" – Sl. 23.1; Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou... e que te formo...: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Is. 43.1,2.
 
Terceiro DEUS AMA VOCÊ: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Jo. 3.16; "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" Rm. 5.8.
 
 
Meu amado, e amada, assim como Davi desfrutou do cuidado e do maravilhoso amor de Deus, espero que esta noite você também possa desfrutar. Você precisa reconhecer esse amor de Deus por você. Deus tem escolhido pessoas esta noite para estar com ele. E talvez essa pessoa seja você. Mas como você pode perceber que Deus estar lhe chamando esta noite? É simples,  a Bíblia diz que se ouvirmos a voz do Espírito santo não devemos endurecer os nossos corações (Hb.3.7). Assim, é só você entregar seu coração e sua vida nas mãos de Deus , por meio de Jesus.
 
Ilustração: ENTREGA TOTAL
Em certa reunião, o assunto do missionário era o amor de Deus. Um velho índio americano escutava-o atentamente. Comoveu-se-lhe então o coração. Desejava dar alguma coisa pessoal a um Deus que tanto fizera por ele. Silenciosamente, saiu da reunião, voltando alguns minutos depois com uma braçada de seus tesouros terrestres. Colocando tudo aos pés do missionário, o velho chefe soluçou: "Deus deu Filho favor índio, índio dá isto para Deus".

A narrativa sobre o amor prosseguiu. O coração do chefe transbordava. Pela segunda vez saiu do local da reunião e voltou arrastando uma carga de seus bens terrestres. Com a voz embargada pela comoção, chorando brandamente, disse: "Deus deu tudo para índio, índio dá tudo para Deus".

 
"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração" (Jr 29.13).

 
Que você possa dizer: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.“Gl. 2.20

0 comentários:

Postar um comentário