IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

MENSAGEM CASAMENTO - FILIPPI ALVES e MAÍRIA GURGEL

CASAMENTO FELIZ TEM QUE TER PARCERIA EM DEUS
Texto Básico: Ecl. 4.9-12; 13,14;

 A Bíblia vai nos informar que o Rei Salomão tinha uma sabedoria extraordinária. Escreveu TRÊS MIL PROVERBIOS, e seus CÂNTICOS vieram a ser MIL E CINCO. Ele foi eclético. Falou sobre todos os tipos assuntos e com profundidade – o meio ambiente, a natureza, os animais, a juventude, o trabalho, a velhice, a riqueza, a pobreza, a paciência, a ganância, a vaidade, o ódio e o amor. E dentre desses temas inspiradores, o grande sábio, escreve sobre relacionamentos a dois - 1 Re. 4.29-32; Ecl. 4.9-12.Quem ler o livro de Cantares vai encontrar uma poesia de exaltação a beleza da conquista, do galanteio, do casamento, da sexualidade e do amor a dois.


FILIPPI RANIÉRI ALVES, MAÍRIA FERNANDA FERNANDES GÚRGEL ALVES. Aquele que tinha tudo a seu favor para ser exemplo nesta geração, Ele simplesmente fracassou naquele que é mais sagrado dos relacionamentos para humanidade - o casamento. O Rei Salomão esqueceu que a felicidade de um casamento não depende daquilo possuímos, ou seja, posição social, riqueza, palácios, vestes reais, coroas ou da inteligência humana. O livro de Eclesiastes, eu gosto de defini-lo como o livro do O Último Lamento De Um Rei, pois segundo os estudiosos foi seu último escrito. Sua última página da vida.

Por isso, AMADO CASAL, fica-nos a lição: vocês podem ter os melhores perfumes, as melhores roupas, os melhores carros, as melhores salários, os melhores móveis, os melhores amigos; vocês podem até se tornarem os profissionais mais excelentes e requisitados no mundo, frequentar os ambientes mais luxuosos desta vida; vocês podem ser os jovens mais belos do mundo, mas se vocês não perceberem, o mais rápido possível, que para um casamento feliz e de sucesso, o casal não depende desses ornamentos humanos, supérfluos e efêmeros. O casamento de vocês estará fragilizado, vulnerável as intempéries da vida e, não resistirá às forças contrárias.

Nesta passagem das Escrituras Sagradas, podemos aprender algumas verdades em forma de aconselhamentos. Que servirão para vocês e todos os casais que estão aqui.

“É MELHOR SEREM DOIS DO QUE UM...” Cuidado com o INDIVIDUALISMO dentro do seu casamento. Vocês são dois, mas uma só carne. Muitas vezes o homem pensa que todas as decisões dentro da família e do casamento é ele que tem que tomar e, muitas vezes não consulta a opinião da esposa. A esposa também não é diferente. Tenta resolver os problemas de sua maneira do seu jeito. O individualismo é um sintoma de uma doença chamada EGOÍSMO. E o egoísmo produz o orgulho, a arrogância e a presunção. Cuidado com wathsap, facebook, a internet que une os que estão distantes, mas separa os que estão próximos. Casamento é unidade. Cuidado, pois estar juntos, não significa estar unidos. Um faz parte do outro. Casamento é um corpo inseparável. Tentar mudar isso é o mesmo que querer que o pássaro voe sem asas. É mudar o propósito de Deus para o casamento. O individualismo promove a separação do corpo e isso fere e ressente a alma um do outro.
CASAMENTO É PARCERIA IRRESCINDÍVEL. E O PROPÓSITO DESTA PARCEIRIA É VIVER UM CASAMENTO FELIZ.

                                                                                     
1 – UMA PARCERIA DE INVESTIMENTOS E LUCROS v. 9: Casamento é investir no outro. Você não casa para ser feliz, mas para fazer o cônjuge feliz. Por isso você precisa investir mais no outro do que fazer cobranças. Para um casamento feliz é preciso inteligência, dedicação e esforço. Precisamos elogiar mais do que criticar; perdoar mais que exigir perdão; amar mais do que esperar ser amado. Ser mais compreensivo do que querer compreensão. Não existe casamento pronto, perfeito ou ideal. Não existem almas gêmeas. Par ideal. O que existe é uma superação dos defeitos e um constante investimento para um casamento feliz. Cuidado com a intolerância e a incompreensão dentro do relacionamento a dois. Invista sem medo, perdão, paixão, carinho, atenção e muito amor, pois os lucros aparecerão.

2 – UMA PARCERIA DE CUMPLICIDADE v. 10: Apoiar o outro em suas decisões, sem tentar interferir em suas ideias. Aceitar os limites do outro. Saber ouvir o que o outro tem a dizer, mesmo que você não concorde, para que o outro possa lhe ouvir também. Dividir o espaço sem romper seus limites. Trocar experiência e não competir entre si. Cumplicidade é a melhor parceria de um casal. Se um cair o outro levanta. Infelizmente, hoje em dia, muitos casamentos fracassam porque há uma concorrência, uma competição entre os casais. Muitas vezes é um tentando derrubar o outro. Quando na verdade um deve cuidar do outro. Tem casal que dorme na mesma cama, mas não sonha o mesmo sonho. Viajam pela mesma estrada, mas em carros diferentes. Cumplicidade é enxerga a vida com os olhos do outro. Compartilhar do mesmo coração que bombeia sangue e oxigênio para todo corpo. É segurar na mão um do outro, para que quando um cair o outro levante. Parceria!


3 – UMA PARCERIA AFETIVA v. 11: Essa parceria tem que funcionar também nos aspectos afetivos, de emoções e sentimentos. É aqui que a palavra amor desempenha um papel essencial no relacionamento.  O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1 Coríntios 13:4-7). Promover no seu cônjuge os melhores sentimentos e emoções de um relacionamento a dois. Nunca deixar a chama da admiração e da paixão se apagar. Ser parceiro nas lágrimas e sorriso. Fazer do seu casamento uma história, mesmo tendo suas versões em gêneros dramáticos, cômicos, aventureiros, mas o que deve prevalecer é a versão e o roteiro Romântico. Amado casal, que vocês encontrem o equilíbrio emocional nessa parceria de sentimentos. Um cuidando com carinho, respeito e amor um do outro.



4 – PARCERIA PARA VENCER OS INIMIGOS CONTRA O CASAMENTO v. 12a: Todo casamento tem inimigos. Poderíamos enumerar alguns: amizades erradas, pornografias, certos programas de TVs, acesso a coisas erradas na internet (redes sociais), pessoas invejosas, problemas financeiros, o trabalho... Tanto o homem quanto a mulher estão propensos a cair nessas ciladas, principalmente quando se sentem demasiadamente "autoconfiantes", e acharem que sempre sabem o que está fazendo, com quem está se metendo e até onde podem ir sem machucar seus cônjuges. Esses inimigos aparecem em formas diferentes e utilizam estratégias diferentes e usam muitas vezes, pessoas próximas para destruir seu casamento sem que você perceba. Por isso, vocês têm que serem as atalaias, os vigilantes e guerreiros protetores do casamento. Se um lutar sozinho o casamento será vencido. E talvez o último escrito dessa história seja idêntica a do Rei Salomão – Lamentar O Que Poderia Ter Dado Certo.

CONCLUSÃO:

ENCONTRAMOS AQUI NESTE TEXTO A MELHOR ESCOLHAR PARA MANTER O CASAMENTO FIRME E FELIZ.

“O CÓRDÃO DE TRÊS DOBRAS NÃO SE ROMPE TÃO FACILMENTE v. 12b.”: Quem é essa terceira dobra no nosso casamento?

O QUE NÃO É: Não é dinheiro, não é sucesso, não é sabedoria humana, não é posição social, NÃO É NADA NESTE MUNDO.

JESUS CRISTO: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Fp. 4.13. A Palavra de Deus vai nos ensinar que em Cristo encontramos a força e a nossa capacidade para ultrapassar as lutas, as aflições, as dores e as decepções do dia a dia. Em Cristo o casamento de vocês se tornará resiliente, ou seja, com a capacidade de superar tudo. Jesus diz que sem ele NADA PODEMOS FAZER (JO. 15.7). Nele encontramos duas palavras chaves para colocarmos em prática dentro do casamento – Perdão e Amor.

1 – PERDÃO: Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:32. O perdão sempre será o bálsamo para curar as feridas muitas vezes provocadas, até mesmo sem perceber, um no outro. Por meio do perdão vocês encontrarão PAZ e ALEGRIA neste relacionamento. Aprendam a perdoar.


2 – AMOR: Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Colossenses 3:14. Ou vínculo da perfeição (NVI). Somente o amor tem a força motriz da perfeição. O amor é a essência que conduz o casamento para uma felicidade eterna. Por isso Deus tendo em vista seu amor, fazia as alianças com seu povo. Assim, Cristo é a verdadeira aliança de amor entre o Noivo (Cristo) e a Noiva (Igreja). Hoje, vocês assumem essa aliança, um com o outro, porque O AMOR É A BASE DESSA UNIÃO.



0 comentários:

Postar um comentário