IGREJA BATISTA TV

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Mensagem: ONDE ESTÁ DEUS EM MEIO AO SOFRIMENTO?

O Brasil e o mundo inteiro pararam chocados com o que aconteceu em Santa Maria/ RS. Um incêndio no interior de uma boate dizimou a vida de 237 jovens. Deixou 113 hospitalizados. Dentre esses, 73 encontram-se em estado gravíssimo. Podendo ainda esse número de mortes aumentar. Em meio à dor e desespero das famílias e população procura-se uma resposta pra tamanha tragédia. O que aconteceu?

 

Ø  Faltou mais uma porta de emergência para situações como aquela;

Ø  Faltou a manutenção dos extintores que não funcionaram na hora do acidente;

Ø  Os seguranças fecharam a única porta para os jovens não sair sem pagar comanda;

Ø  A maioria correu para o banheiro enganado pensando ser uma saída;

Ø  Da superlotação da boate (cap. 600 tinha quase 1.000).

 

E de quem é a culpa dessa tragédia? Quem foi o responsável para que não saia impune desse holocausto humano? Já que uns morreram asfixiado outros queimados.

Ø  Do cantor da banda que usou um sinalizador inadequado par o ambiente?;

Ø  O dono da boate que sabia das irregularidades, mas deixo tudo como estava?;

Ø  Da prefeitura que deu alvará de funcionamento para boate?;

Ø  Do corpo de bombeiros que não fiscalizou as normas de segurança na boate?;

Ø  Dos seguranças que impediram os jovens de saírem no princípio do incêndio?;

Ø  EXPLICAÇÃO ESTRANHA: Purificação espiritual; ritualismo satânico...

 

Sabemos com certeza as consequências dessa tragédia. Muitos mortos e muitas famílias enlutadas. Uma cidade perplexa, atônica, desesperada e sem norte. Muitos corações doloridos e sangrando. Já não há mais lágrimas a derramar na face de muitas mães, pais e irmãos. As igrejas evangélicas intercedem a Deus pelo conforto e consolo de cada família em Santa Maria.

 
(Louvo a Deus pelos evangélicos que estão se fazendo presentes. Nos hospitais, nas residências de muitas famílias, em vigílias de oração, no conforto pela palavra de Deus).
 
Mas em meio a todo esse mar de dor e desespero, surgem uma perguntas nos corações de muitos cristãos e não cristãos: CADÊ DEUS? SERÁ QUE DEUS ABANDONOU ESSES JOVENS? POR QUE DEUS NÃO IMPEDIU ESSE SOFRIMENTO TODO? SERÁ QUE ALI NÃO TINHA PESSOAS BOAS TAMBÉM?

A Bíblia relata a história de uma das maiores tragédia que pode acontecer na vida de um ser humano ou uma família. E é através dessa história e da própria Bíblia que tentaremos responder a essas perguntas.

 
Livro de Jó. Cap. 1 e 2. Conta à história de Jó e a tragédia em sua vida.

 
A história de Jó descortina a maior batalha da humanidade. Ela acontece nas regiões celestiais. Satanás tentar provar que as pessoas só servem a Deus se tiver algo em troca que as deixem felizes. E Deus tenta mostrar para satanás que existem pessoas que mesmo na miséria e no sofrimento profundo, são capazes de permanecer fiéis a Ele.  Quero tirar 5 lições sobre sofrimento essa noite:

 

1 – Amar e servir a Deus não protege ninguém de passar por dor ou sofrimento aqui na terra – Ecl. 9.2 – Tragédias naturais ou provocadas; Jr. 45 - Baruque.

 

2 – Deus não existe para nos fazer felizes. Mas nós existimos para dar-lhe glória -  Jó 2.10 – Is. 43.7;21;

 

3 – O sofrimento que satanás tenta usar para nos afastar de Deus; Deus usa esse mesmo sofrimento para nos manter de joelhos diante Dele – Jó 42. 5,6 – 2 Cor. 12.7-10;

 

4 – Deus não tem prazer no sofrimento humano; mas satanás tem – Ez. 18.23, 32;

 

5 – Deus não tem abandonado as pessoas; mas a cada dia as pessoas tem abandonado Deus – Sl. 14.1-3 - Rm. 1.28-32.

 

 CONCLUSÃO: A questão não é perguntarmos - por que isso está acontecendo? Mas sim, perguntarmos – como devo reagir? O problema do ser humano não está no sofrimento ou na dor, pois todos passam por isso em algum momento de suas vidas, mas é a maneira que nós reagimos diante delas. A maior dor que um pai pode sentir é ver seu filho sendo torturado e morto. Deus nos aproximou dele pelo sofrimento de seu filho Jesus – Jo. 3.16/ Rm 5.8.

 
Deus está perto daqueles que o busca e está longe daqueles que o desprezam (Is. 55.6). Deus sabe o que é sofrer; Deus saber o que sentir dor; Deus sabe o que é perder um filho; Deus saber o que é injustiça, por isso, Deus entende nossa dor e nossas tragédia. Jeremias diz - do que se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados – Lm. 3.39. O homem não pode culpar Deus pelas suas tragédias. Pois nós somos responsáveis pelas nossas próprias dores e sofrimento e não Deus.

0 comentários:

Postar um comentário