1ª Igreja Batista em Angicos
Assim,
conclui-se que o SÁBADO (SHABBATH) ou DIA em Gênesis 1 e 2 não está relacionado
a um dia de 24 horas. Mas sim, um tempo especial e oportuno que Deus ao
finalizar a criação expressou toda Sua satisfação – E viu Deus tudo quanto tinha
feito e era muito bom (Gn. 1.31). Quando Deus descansou e santificou o
“dia sétimo” entende-se que logo após a conclusão da obra de criação o “tempo”
a seguir é chamado de SHABBATH, que significa “cessar ou descansar”. O que nos
assegura essa interpretação é o fato de que se guardar este “dia” como um
mandamento era algo indispensável para a humanidade, por que Deus não ordenou a
Adão e Eva a obediência ao sábado? Fica
a pergunta.
Depois de
Gênesis 2.2, segundo WIERSBE, Comentário Bíblico, a palavra sábado só é
mencionada no Antigo Testamento em Êxodo 20.8-11 (no quarto mandamento), quando
Deus dá o sábado a Israel como sinal especial de aliança (Êxodo 31.12-17). De
todos os mandamentos instituídos em Êxodo 20 o quarto mandamento é o único que
não encontramos uma referência bíblica no Novo Testamento ordenando a Igreja do
Senhor (todas as nações) obedecer ou guardar o sábado (aliás, dia nenhum). Pelo
contrário, no primeiro concílio da igreja em Jerusalém, onde foi debatida a
questão dos gentios seguir a lei mosaica, a assembleia apostólica decidiu que
os gentios (outra nações, nós), não precisariam se circuncidar ou guardar o
sábado (At. 15.28-30). Leia a relação que a Igreja Gentílica deveria obedecer (At.
15. 29). Outro ponto lógico e de contrassenso, para quem guarda o sábado como ordenança de Deus para os dias
de hoje, é que, para haver coerência
de procedimentos, quem guarda o sábado deveria, no caso de violação, aceitar o
castigo correspondente. A guarda desse dia e o “castigo pela desobediência” são ordenanças de Deus e fazem parte da
Antiga Aliança.
1.A - UM POUCO DE
HISTÓRIA.
Quero abrir um
parêntese, porém, sem me distanciar do assunto. Quando tratamos das
nomenclaturas relacionadas aos nomes da semana, como nós conhecemos na língua
portuguesa, ocorreu todo um processo histórico até chagar a nossa língua. Não
foi Deus que deu os nomes da semana, para que, no princípio da criação a
palavra SÁBADO estivesse Deus falando de um “dia de 24 horas na semana”.
“Foi no Império Romano que a astrologia
introduziu o uso popular da septimana ("sete manhãs", em latim),
convenção de origem babilônica. Inicialmente, os nomes dos deuses orientais
foram substituídos por equivalentes latinos. Com o advento do cristianismo, o
dia do Sol, solis dies, foi substituído por dominica, dia do Senhor; e o
saturni dies, dia de Saturno, por sabbatum, derivado do hebraico shabbath, o
dia de descanso consagrado pelo Velho Testamento. Os outros dias eram dedicados
a: Lua (segunda); Marte (terça); Mercúrio (quarta); Júpiter (quinta) e Vênus
(sexta-feira). Na Inglaterra, a semana de sete dias chegou só no século V, bem
atrasada em relação ao resto da Europa - e adaptada de acordo com os deuses
anglo-saxões. Marte foi substituído por Tiw, deus da guerra, dando origem a
tuesday; Mercúrio por Woden, deus da poesia: wednesday; Júpiter por Thor, deus
do trovão: thursday; e Vênus por Friga, deusa do amor: friday.” (Site MUNDO
ESTRANHO).
Assim, veja
que não foi da noite para o dia que surgiram os nomes dos “dias” que compõem a
semana. Deus criou o tempo e nós seres humanos criamos as “divisões”. Cada dia tinha um “deus ou deusa” como
protetor conforme a cultura. E assim o sábado que tem origem no shabbath judaico e o dominica (dia do Senhor) ambos tem o
mesmo significado - tempo de descanso.
2 - A LEI SABÁTICA
...ordenança
anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil (pois a lei não havia
aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual
nos aproximamos de Deus. Hebreus 7:18-19;
Acabarei com
a sua alegria: suas festas anuais, suas luas novas, seus dias de sábado e todas
as suas festas fixas. Oséias 2:11;
Pois ele é a
nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,
anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo
dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e
reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele
destruiu a inimizade. Efésios 2:14-16.
E AS VISÕES DE ELLEN WHITE?
Bom, isso não
confunde minha mente, nem um pouco. Amo ler este texto - Mas ainda que nós ou um anjo do
céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja
amaldiçoado! Gálatas 1:8. Para
Ellen White o quarto mandamento “dia de sábado” é superior aos outros
mandamentos -... o quarto, o mandamento do sábado, brilhava mais que os outros. Caso
encontrássemos esta verdade nas escrituras sagradas não teríamos nenhum motivo
para rejeitá-la. Porém, ela recebeu essa “revelação” em uma de suas inúmeras
visões. Porém o absurdo ainda maior é o fato de Ellen afirmar que o “sábado”
não foi pregado na cruz - Vi que o mandamento do sábado não fora
pregado na cruz. Ela está refutando a interpretação universal de Col.
2.14-17. As visões de Ellen são fundamentos da crença Adventista. Ela ensinou,
então é verdade. Precisamos entender que o sacrifício de Cristo estabelece uma
nova ordem no relacionamento do homem com Deus. Jesus disse que estava nos
dando um novo mandamento - Um
novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem
amar-se uns aos outros. Jo.
13.34. Agora os seguiodres de Cristo seriam conhecidos não pelas ordenanças da
lei, mas pelo amor - Com isso todos saberão que vocês são meus
discípulos, se vocês se amarem uns aos outros (Jo.13.35). Nossa nova
lei é o amor - O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o
cumprimento da lei (Rom. 13:10). Toda a lei se resume num só mandamento:
"Ame o seu próximo como a si mesmo". (Gl 5:14). Não vejo
pecado em se guardar o sábado com um dia dedicado a Jesus, o que digo e afirmo
é que os irmãos adventistas caem em erro quando se julgam obedientes a Deus por
seguir este costume, vale salientar, judaico, e que os outros por guardarem o
domingo estão em desobiência. Ellen White está enganada com suas visões. Não
creio nas visões de dela. Não preciso das visões de Ellen White para me enisnar
aquilo que é tão claro na Bíblia - Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo,
para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já
não estamos mais sob o controle do tutor. Gálatas 3:24-25. Fazer do dia
de sábado um dogma religioso é uma heresia - Porque o fim da lei é Cristo,
para a justificação de todo o que crê. Romanos 10:4. Quero me referir
apenas a esse ponto partiular – SÁBADO – neste apóstila. A Bíblia nos adverte
que se alguém ou até mesmo um anjo, pregar ou ensinar outro evangelho não
devemos acreditar. Então as visões de Ellen White sobre o sábado não são
verdade divinas, mas sim, visões humanas que ela reinvidicar a aceitação dos
seus fiéis.
CONCLUSÃO: Não pretendo me aprofunda sobre a vida, as
obras e as profecias de Ellen White. Talvez em outra oportunidade. Esse simples
estudo é apenas para ressaltar aquilo que cremos como pastor da Primeira Igreja
Batista em Angicos. Ainda não me sinto aprofundado teologicamente para
denominar a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma seita. Uma coisa eu já
pude identificar é que no adventismo têm heresias. E que tais ensinamentos
heréticos, infelizmente, na sua maioria, são baseados nas visões da cofundadora
desse movimento a profetisa Ellen White (para consultas - http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br/). Assim, guardar o
sábado não me torna obediêncte ou mais santo que qualquer outro irmão que guarde
o domingo, a segunda ou a terça... Quem é você para julgar o servo alheio? É
para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é
capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem
considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria
mente. Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz.
Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que
se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus. Pois nenhum de nós vive apenas para si, e
nenhum de nós morre apenas para si. Rom. 14:4-7.
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