IGREJA BATISTA TV

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Resumo do Livro: Casados, amigos, casados, apaixonados


Cap. 2

A ideia do romantismo  está ultrapassada?  Claro que não! Porém, temos sentido falta dessa atitude dentro dos casamentos. O vírus que tem danificado o romantismo é a “falta do doar-se”. Comumente os casais, ou cônjuges têm sérias dificuldades de se declararem ou realizarem pequenos atos de romantismo. Para que um casamento se perpetue ambos não podem deixar de lado essa proposta para seu relacionamento conjugal. Doar-se até mesmo sem esperar receber em troca. Porque ai tá o segredo de um casamento com sucesso, quando nos doamos sem exigir do outro.

Cap. 3

Saber tomar as decisões juntos no matrimônio é essencial para a harmonia do lar.  Muitos entram no casamento com muitas expectativas e conceitos diferentes do outro. Equilibrar essas expectativas e convicções, ideais, ou, seja o que for, é imprescindível para um casal viverem e conviverem bem. A questão não é quem manda! É quem está disposto a ceder em propósito do melhor para o relacionamento a dois. Aqui a concepção é nada de autoritarismo ou manipulação do outro.

Cap. 4

Infelizmente, as bagagens adquiridas e até compradas ao longo da vida, sejam de outros relacionamentos amorosos ou familiares, nos acompanham na vida de casados.  As bagagens aqui são retratadas de modo figurativas - ódio, negligência, abuso, ira, escolhas erradas... É preciso ir até Cristo e deixar que o perdão possa fluir nessas vidas, por que se não, o casamento será cheio de traumas e ressentimentos que muitas vezes nem mesmo seu cônjuge foi o responsável por tal “bagagem” de sua vida. O único remédio é Jesus Cristo. Buscar nele a restituição de um coração livre e perdoador. Assim, seu relacionamento será abençoado e abençoador.

Cap. 5
Uma comunicação saudável é mais um fundamento para um relacionamento feliz. Saber discutir as diferenças de personalidade e comportamento e imprescindível dentro de qualquer relacionamento, seja namoro, noivado e casamento. Nunca se deve partir para o CHIGAMENTO, JULGAMENTO ou IMPOSIÇÃO. Aprenda a li dar com a diferença do outro. Ore e peça a Deus sabedoria se você não tem conseguido. Procure encontrar meios para que não haja conflitos todas as vezes que vocês se depararem com o mostro do “eu sou diferente de você nisso”. Coloque sempre Cristo como modelo e proposta de habilidade e sabedoria para lhe dar com a diferença dos outros.


Cap. 6

A finança do casal é e sempre será uma questão complicada dentro do casamento. A diga aqui, é sempre a aprender a esperar o momento certo para comprar tal e tal coisa, mesmo que seja o meu maior sonho de consumo, mas se não tenho dinheiro não compro. Planejar os gastos em conjunto. Pois as vezes pode acontecer de um exceder nas despesas. Trabalhar o lado compulsivo de comprar com oração e orientação Bíblica. Muitos casais tem se separado por motivo de uma vida financeira totalmente desestruturada. E muitas vezes nem é tanto a falto de recursos financeiros, mas a péssima administração deles.

Cap. 7

Nutrir o sentimento de “gostar” diariamente por meio de atitudes simples -  um abraço, um beijo, um elogio... Não deixe morre o seu “gostar” do outro. É baseado nesse gostar que surgirá o romantismo. Pra isso é necessário RESPEITO A PARTICULARIDADES DO OUTRO, O TEMPO A SÓS DO OUTRO, SER AGRADÁVEL COM O OUTRO, RESPEITAR A SIM MESMO, COMPARTILHAR OS SENTIMENTO UM COM O OUTRO. Assim o verdadeiro amor será o fruto desse relacionamento sincero que é compartilhado pelo casal. Gostar, é regar essa atitude no casamento.

Cap. 8, 9,10.

Recomendo a leitura desse livro. Deixo a curiosidade no coração de vocês pra comprarem e lerem este ótimo livro para casais.  Esses capítulos que faltam fica a diga são muito bons.

0 comentários:

Postar um comentário