IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 26 de junho de 2013

POVO NA RUA: VOX POPULI, VOX DEI


Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados". Provérbios 31.

A expressão latim “VOX POPULI, VOX DEI” significa “A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS”. Claro que essa afirmativa não incide em um verdadeiro axioma incontestável. Porém, tal afirmativa advinda de um contexto social, pode ser substancialmente significativa e até personificada pela ação. Exemplo bem evidente do que falo são os constantes manifestos públicos nas principais capitais e cidades brasileiras, indicando a insatisfação do povo com descasos na política pública e a insensibilidade governamental aos anseios de mudanças da conjuntura social em que vivemos.

O povo está nas ruas gritando, reivindicando, protestando e deixando as marcas da indignação contra as deficientes políticas públicas, o câncer da corrupção alojado no seio dos poderes governamentais, contra os abusos com o erário público e o desrespeito a cidadania. O povo está revoltado! Todos os segmentos sociais, todas as idades, todas as ideologias têm dado as mãos em busca de um Brasil mais justo, mais digno, mais transparente, mais Brasil.

O que me chama a atenção é o fato de perceber-se que esse monstruoso movimento nas ruas não foi rascunhado nos gabinetes políticos de oposição ou nos galpões dos sindicados por “líderes” inescrupulosos e oportunistas. Mas, eclodiu-se de um espírito patriótico, espontânea, livre e consciente de seus direitos e deveres. As novas configurações sociais e políticas que se seguem pós-movimento ainda é uma incógnita. Um futuro de incertezas do que se espera. Confere-se que a ponta do pé dessa transformação advém pelas redes sociais, de boca em boca, de amigo para amigo, de pessoas com mesmos ideais e propósitos. O anonimato tem sido o grande segredo para o sucesso desse momento. Não há líderes políticos, sindicais ou universitários para discutir, fazer barganhas, oferecer vantagens sociais e tampouco alienar com a bandeja do poder. É o povo pelo povo!

Todos nós queremos saúde, educação, segurança, moradia, cultura, lazer, emprego, estabilidade e garantia de um futuro digno para nossos filhos e netos. Somos a voz do morador de rua, do desempregado, dos que estão em péssimas condições nos leitos de hospitais, dos que lutam por um piso salarial digno, por segurança, continuamos erguendo agitadamente a bandeira contra a corrupção, contra a desonestidade, contra as drogas, contra a exploração sexual infanto-juvenil, contra o aliciamento de crianças e adolescente à prostituição e ao tráfico, contra a marginalidade e a violência doméstica... Ecoa-se uma voz de revolta em defesa dos desvalidos e necessitados. É neste momento em que entendo “VOX POPULI, VOX DEI” como uma realidade. 

João Maria Martins

0 comentários:

Postar um comentário