IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CINCO CONSELHOS DE UM PAI PARA O SEU FILHO

Texto Básico: 1 Reis 2. 1-9.

 Diz um ditado popular que “se conselho fosse bom não se dava, mas se vendia”. Na prática isso vem acontecendo. É só você olhar nas estantes das livrarias a quantidade de livros de aconselhamentos ou orientações que estão sendo comercializados. Isso para todas as áreas de relacionamentos humanos. Uma das áreas mais enfatizada é a de relacionamento familiar.  Davi não foi um grande exemplo de pai no início do seu reinado. Porém, já na velhice pode extrair grandes lições dos seus erros e acertos como pai e rei. E aqui neste texto Davi deixa cinco excelentes conselhos para o seu filho Salomão. Pois ele estava prestes a morrer e Salomão assumiria o trono. Conselhos estes que com certeza serão úteis para qualquer pai aconselhar e ensinar aos filhos de hoje. E muito  mais útil se os nossos filhos e filhas seguirem.

 
Primeiro – SEJA CORAJOSO (V.2) – Acredito que é uma das primeiras lições que tentamos ensinar para os nossos filhos, é a coragem. Pois sabemos que eles irão enfrentar muitos obstáculos (inimigos) para obterem sucesso na vida. Davi sabia que mesmo em tempos de paz, seu filho Salomão precisaria de muita coragem para manter essa paz entre os povos. Que conselho maravilhoso! Deus ensina por intermédio de Davi que é preciso mais coragem para manter a paz do que para fazer as guerras. Totalmente contrário da filosofia humana onde a coragem é demonstrada pelos heróis de guerras. Amados, ensinemos aos filhos de hoje que buscar a paz, requer de nós mais coragem do que fazer a guerra; que perdoar requer de nós mais coragem do que vingar-se; que amar requer de nós mais coragem do que odiar (Rm. 12.9-21). Filhos (as) sejam corajosos!

 
Segundo – SEJA HOMEM (v.2) – Aqui não tratar de uma reafirmação do sexo. Mas sim, de uma confirmação de caráter. Davi sabia que a função e as atribuições legadas por um rei poderiam se tornar uma armadilha maligna e consequentemente deformar o caráter do filho. Davi conviveu com toda espécie de pessoas no Reino. Muitas delas ruins, falsas, mentirosas, gananciosas e injustas. Ter caráter nem sempre depende do ambiente que você trabalha ou visita, mas sim, do ambiente em que você vive no seu lar. Caráter é o que lhe identifica com pessoa. Este é um dos desejos de todo bom pai – que seu filho seja um homem de caráter, assumindo as responsabilidades e agindo com lealdade e justiça diante do próximo (Fl. 4.8,9). Filhos (as) tenham caráter!
 
Terceiro – SEJA OBEDIENTE A DEUS (v. 3,4) – Davi foi forjado não só pela obediência, mas também pela desobediência. Aprendeu as duras penas com seus erros. E agora, diante do filho que está ajoelhado ao lado da cabeceira da cama real, tem a oportunidade de impedir que Salomão cometesse os mesmo pecados que ele cometeu. Salomão não deveria se desviar dos mandamentos de Deus. Porque Deus recompensa a fidelidade dos seus servos. Amados, não preciso nem me deter muito neste conselho, pois todos nós pais sabemos da importância de ensinarmos tal verdade aos nossos filhos. Guardar os mandamentos de Deus é viver Deus em você (Gl. 2.20). Vivemos em um mundo de superficialidade, e infelizmente muitos dos nossos filhos estão vivendo um relacionamento com Deus de forma carente e sem raízes profundas espiritualmente. Tudo por falta de oração, da comunhão com os santos e principalmente da falta de leitura e de obediência à Palavra de Deus, a Bíblia (João 14. 23,24; 2 Tm. 3.14-17). Filhos (as) obedeçam aos mandamentos de Deus!

 
Quarto – SEJA PRUDENTE (V. 5,6 e0 8,9) – Olhar o texto na sua literalidade é algo assustador. Davi querendo vingança?! Com o coração rancoroso?! Mas não é bem assim... Na verdade Davi sabia que a presença de Joabe (comandante do exército real) e Simei (linhagem do falecido rei Saul) era uma constante ameaça ao trono e reinado de seu filho Salomão. Davi ainda tinha esquecido Adonias, irmão de Salomão, o qual há poucos dias tinha tentado usurpar o trono do pai. Davi na verdade está aconselhando que o filho fosse prudente com essa turma mafiosa. Agir com cautela e vigiar atentamente os passos dessas pessoas para que não trouxessem perigo ao reinado como fizeram com Davi. Davi não queria que seu filho fosse surpreendido pela maldade dessa turma. Amados, ensinar os filhos a ser prudente diante de um mundo em que está recheado de ciladas por pessoas astutas, ardilosas e dissimuladoras é uma lição indispensável para vida deles. Não podemos criar os filhos alienadamente imaginando que este mundo é feito só de pessoas bondosas. Vivemos rodeados de todos os tipos de perigos (2 Cor. 11.26; 2 Pe. 5.8,9). Filhos (as) sejam prudentes!  

 
Quinto – SEJA GRATO (V.7) – A gratidão é uma atitude que deve estar presente na vida de qualquer ser humano, mas principalmente de todos aqueles que são servos a Deus. Davi aconselha a seu filho Salomão a agir com um coração grato. E deveria demonstrar isso com os filhos de Barzilai. Pediu que os acolhessem em sua própria mesa real. Barzilai e sua família cuidaram de Davi quando fugia de Absalão (Tentava matá-lo). Educar um filho para ser médico, engenheiro ou qualquer outra profissão é bem mais fácil que ensiná-lo a ter um coração cheio de gratidão. É preciso ele (filho) ver esse exemplo em nossas atitudes como pai. A gratidão é reconhecer e retribuir da melhor maneira possível a todos aqueles que de alguma forma (palavras ou atitudes) tem nos ajudado (Sl. 116.12-14; Rm. 16.4). É na gratidão que se estabelece o mandamento de honrar pai e mãe (Êx. 20.12). Filhos (as) sejam gratos em tudo!

 
CONCLUSÃO: Se você é pai, vai concordar comigo que estes cinco conselhos de Davi são excelentes para a vida dos filhos e filhas de hoje. Claro que nossos filhos vão cometer muitos erros e talvez alguns deles com a nossa permissão de pai - Um pai sábio deixa que os filhos cometam erros (Mahatma Gandhi). Os erros também ensinam. Mas é imperativo que na vida de qualquer pai, seus conselhos estejam atrelados ao exemplo do dia-a-dia. Geralmente é por meio do filho que conhecemos a educação e caráter de um pai – Eu e o Pai somos um – Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do (meu) Pai... (Jesus). Então amados e amadas - mãos a obra. Que nossos filhos sigam esses cinco e muitos outros conselhos!

0 comentários:

Postar um comentário