IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CONVERSANDO COM DEUS


Quando a Arca da Aliança do SENHOR entrou no acampamento, todos os israelitas gritaram tão alto que o chão estremeceu... Então os filisteus lutaram e Israel foi derrotada... o massacre foi muito grande...”

I Sm. 4.5,19.

A ARCA DE DEUS OU O DEUS DA ARCA?

Os israelitas tinham terminados de serem derrotados pelos principais inimigos os filisteus. E ficaram se questionando por que eles passaram por aquela humilhante derrota, já que eles eram o povo de Deus. Depois de se auto-questionarem chegaram à seguinte conclusão: Precisamos mandar buscar a Arca da Aliança do SENHOR em Siló (outra cidade). Eles acreditavam que se a Arca da aliança estivesse no meio do povo eles seriam vitoriosos na próxima batalha. E assim o fizeram. Quando a Arca de Deus chegou o povo ficou tão alegre que os seus gritos estremeciam o chão. Eles agora tinham plena convicção, com a Arca de Deus na frente deles, venceriam seus inimigos. Infelizmente a derrota do exercito israelita foi maior que dá primeira vez. O texto disse que foi um massacre. A Arca de Deus não protegeu o povo da sua derrota. Pra piorar a situação, além de matarem os sacerdotes que levavam a Arca, os filisteus tomaram a Arca de Deus para eles.

Há uma lição vital aqui para cada um de nós servo e serva do Deus Altíssimo. O problema da derrota do povo não era a ausência da Arca de Deus no seu meio, mas a desobediência do povo contra o Deus da Arca. A Bíblia diz que os sacerdotes, filhos de Eli o Sumo-sacerdote, não respeitavam as ofertas e holocaustos ao Senhor - O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor – I Sm. 2.17. Eles esqueceram que a obediência a Deus era mais importante que a Arca da Aliança. O povo criou uma lamentável superstição de que aquele objeto ou relíquia tinha o poder de salvá-los, não importando para eles como suas vidas estavam. O povo tornou a Arca de Deus em algo mais importante do que o próprio Deus. Assim, também é hoje. As pessoas adoram e crêem na “Unção de Deus, Azeite de Deus, Toalhinha de Deus, Gruta de Deus, Cajado de Deus, Sopro Santo de Deus”, e infelizmente, essas pessoas têm olvidado a pessoa verdadeira de Deus e se apegado as “relíquias e objetos” que apenas são simples representações de uma religiosidade intrínseca nas superstições de um povo. As pessoas estão buscando as curas de Deus, as bênçãos de Deus e os milagres de Deus, quando deveriam buscar o DEUS das curas, o DEUS dos milagres e o DEUS das bênçãos. Para viver uma vida vitoriosa eu preciso viver uma vida de dependência e amor a Deus. As pessoas estão negligenciando o relacionamento com Deus, não querem ter um coração arrependido, nem viver uma vida de obediência. Querem a bênção de Deus, mas não querem o Deus da bênção.

0 comentários:

Postar um comentário