IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 24 de julho de 2012

EI VEREADOR!... CUIDE DE SUA IMAGEM PÚBLICA!

Vendo e ouvindo (carros de som, panfletos e pessoalmente) nomes e mais nomes dos postulantes a uma cadeira no legislativo – Câmara Municipal, a mente borbulha e borbulha e sobe o vapor da reflexão. Como um “ploc” de um caroço de milho transformando-se em uma pipoca surge perguntas?  1 – O que é um vereador? 2 - O que faz um vereador? 3 – Por que quero ser vereador? 4 - Que vantagens pessoais têm um vereador? Talvez a maioria dos candidatos não saiba explicar seus anseios para eleição em Angicos. Vejo que muitos são candidatos por conveniências pessoais ou partidárias. As palavras chaves que escuto dos candidatos são – MUDANÇA, RENOVAÇÃO, AJUDAR O CARENTE, DEFENDER O POBRE, FAZER JUSTIÇA, SER DIFERENTE, REALIZOU MUITO, FAÇO NA SAÚDE, SOU DA EDUCAÇÃO, SOU DO ESPORTE, FIZ PROJETOS... Fragmentam o papel do legislador. Assim mesmo, são apenas palavras vazias, sem nem um planejamento idealizador e substancial de políticas públicas com propósitos reais de mudança social para nossa cidade.


Perguntei a alguns jovens da Igreja Batista em Angicos o seguinte – Diga-me a primeira palavra que vem a mente de vocês quando eu digo vereador?  - Fiquei pasmo! – LADRÃO, DINHEIRO, VOTO, MENTIRA, CORRUPÇÃO, VAGABUNDO, AMBICIOSOS, APROVEITADORES... Sei o quanto é duro essas palavras, principalmente para quem exerceu ou exerce o mandato de um edil nesta cidade. Mas essa é uma visão praticamente global das pessoas. Infelizmente a política partidária é como uma roupa estragada, enquanto você não se envolve com ela suas roupas serão – na visão de uma comunidade – limpa. Na verdade todos entram com ideais de pureza política, manter-se santo, porém, depois que está lá, é quase impossível não se contaminar, tornar-se impuro, corromper-se. Como diria Pedro Simon – Todo novo partido nasce puro, porém, depois se torna impuro como qualquer outro. Pois o problema são os interesses pessoais, não os propósitos, nem os ideais ou até mesmo a ética da nova sigla partidária - As pessoas são corruptíveis! Lamentavelmente.

Essa imagem extremamente negativa, de vereador, é recomposta pelas próprias atitudes do político ou candidato. É ele que constrói e monta essa imagem tão nebulosa do cargo ou pessoa do vereador. Quando ele transfere-se de partido para obter vantagens pessoais, quando emprega seus familiares e esquece seus eleitores, quando aprova um projeto de lei recebendo propinas, quando prometem e não cumprem, quando se omitem em denunciar fraudes e irregularidades administrativas pra se manter na zona de conforto politicamente, quando se tornam egoístas, narcisista, soberba e mesquinha por causa de um cargo eletivo. Ele (vereador) deixa de ser um porta-voz do povo para ser um representante obstinado dos seus próprios interesses pessoais e familiares.

Estaria sendo injusto se não abrisse um parêntese para testemunhar que também encontramos em nossa cidade vereadores comprometidos, porém não estou no papel de juiz, nem tampouco quero catequizar os eleitores cristãos em quem votar, mas quero fazer com que todos aqueles que pretendem assumir uma cadeira na Câmara Municipal em Angicos possam perceber o desafio, talvez inglória, de restaurar, reconstruir a verdadeira imagem pública do vereador em nossa cidade. Então candidatos, avante, entendam o que é um vereador; quais as suas atribuições; as vantagens e desvantagens desse cargo, e em nome de Deus tenham propostas de politicas públicas renovadoras para nossa cidade. Quero votar num vereador (a) que entenda os verdadeiros motivos pelos quais estou confiando meu voto nele. Meu conselho final é - Não vote por conveniência, mas por consciência.

0 comentários:

Postar um comentário