IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 5 de julho de 2012

IGREJA E FAMÍLIA: Um Projeto de Deus

Atos dos Apóstolos 2.42-47 - “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”

Uma pergunta é fundamental para termos entendimento do que vamos tratar esta noite - Quem é mais importante á família ou á igreja? Está pergunta nos remete uma outra pergunta – Quem nasceu primeiro a Igreja ou a família? Ai, é preciso voltar ao princípio de tudo.

Gênesis 1.27,28 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Gênesis 2.22-24. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Aqui interpretamos que a família antecede a instituição Igreja. Deus primeiro criou o projeto chamado de família. No Antigo Testamento não existe palavra que corresponde precisamente ao moderno termo português composta de pai, mãe e filhos. Para os especialistas em teologia a palavra mais próxima e “BÊTH” que significa “CASA” provavelmente lugar de habitação daqueles que habitavam sobre o mesmo teto (Êx. 12.4; Sl. 68.6). Talvez o equivalente do termo português “família” se encontra na frase “BETH ABH”, CASA DO PAI. Porém o vocábulo hebraico mais frequente traduzido por “família” é “MISHPAHA” com sentido de clã. A concepção de família nasceu no coração de Deus.
Já no Novo Testamento família, em grego, PATRIA (At. 3.25), é mencionada apenas três vezes como tal, embora a ideia relacionada à CASA ou APARENTADOS, em grego, OIKOS, OIKIA, seja mais frequente.  A palavra OIKOS, casa, quando não é simplesmente um sinônimo para família, é uma unidade social que nos é exibida por toda a parte nos mundos romanos e grego. Os evangelhos abundam com alusões à casa nesse sentido, bem como aos seu caráter. A casa foi um fator importante no crescimento e estabilidade da Igreja. Entre os judeus já havia o contexto de tais exercícios religiosos como a Páscoa, a refeição sagrada semanal, as orações e a instrução. Lucas afirma que os crentes “partiam o pão” na igreja de Jerusalém, “de casa em casa”.

A palavra IGREJA vem surgir no Novo Testamento. Em português o vocábulo “IGREJA” se deriva do latim acclesia, que por sua vez do grego ekkesia, palavra esta que no Novo Testamento, na maior parte de suas ocorrências significa uma congregação local de cristãos, e jamais um edifício. O termo ekkesia, tanto para judeus ou gentios, é subtendido por REUNIÃO e não ORGANIZAÇÃO ou SOCIEDADE. No sentido cristão a IGREJA apareceu pela primeira em Jerusalém, após a ascensão de Jesus. A ideia de IGREJA CRISTÃ define-se no pelo aspecto de se reunir dois ou três no nome de Jesus (Mt.18.20; Apoc. 3.20). IGREJA nas escrituras sagradas tem dois sentidos – UNIVERSAL, de todos aqueles que nasceram de novo em Cristo, e a LOCAL, o grupo dos que professam ser cristãos em qualquer lugar. Contudo isso, encontramos em I Pedro a seguinte verdade - ...conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós (1.20). Assim, não podemos afirmar quem veio primeiro, já que a igreja nasceu em Jesus. E aqui encontramos uma referencia a o nascimento da igreja “antes da fundação do mundo”.

Em síntese podemos afirmar que a IGREJA e a FAMILIA são um projeto de Deus para humanidade. São duas agências divinas que traz em si, a mesma finalidade, a mesma essência, a mesma verdade e valores celestiais. Tanto o propósito da IGREJA é TESTEMUNHAR A SALVAÇÃO EM CRISTO, como o da família é PROMOVER A SALVAÇÃO DE CRISTO.
(...)

0 comentários:

Postar um comentário