IGREJA BATISTA TV

domingo, 29 de julho de 2012

MARTINHO LUTERO: O SONHO DE UM JOVEM

Martinho Lutero ((1483 – 1546) recebeu esse nome por nascer no Dia de São Martinho. Aos 21 anos de idade fez um voto a “Sant’Ana” para converter-se monge. O principal motivo para essa decisão foi o medo de morrer durante uma grande tempestade quando viajava sozinho por uma estrada da provincia. Sempre se dedicou aos estudos e principalmente as orações. Costuma dizer – Orar bem é a melhor parte dos estudos. Sua vocação se evidenciava a cada atitude de piedade do simples monge.

Por ter acesso de leitura tão-somente a fragmentos das escrituras sagradas, logo acendeu no coração do jovem um sonho - Ter uma Bíblia Sagrada só para ele. A intenção do jovem agostiniano era encontrar paz para seu espírito angustiado pelo peso do pecado e, ao mesmo tempo, a apologia da genuína fé papista. Conhecer cada vez mais a verdade na Palavra de Deus (Bíblia), para defender a fé. Como costumo afirmar – A ideia de Lutero com a Bíblia na mão era uma, porém a de Deus era outra.

Depois de algum tempo uma visita do vigário geral da ordem agostiniana (Staupitz) ao seu convento realizaria o grande sonho daquele jovem – TER UMA BÍBLIA SÓ PARA ELE. O vigário de discernimento apurado viu em Lutero uma devoção extraordinária. Sabendo da dedicação e das constantes perturbações do jovem em busca da verdade, entendeu que o melhor a fazer era presenteá-lo com uma Bíblia – Oh, Deus me desse um livro destes só para mim! Exclamou o jovem com o coração pleno de gratidão. Deus realizou seu grande sonho.

- O justo viverá da fé (Rm. 1.17) – Logo descobriu esta passagem nas escrituras e muitas outras. Lutero era um exímio pesquisador das escrituras sagradas. A partir desta descoberta (revelação) Lutero encontrou a paz tanto desejada para seu espírito, porém, nasce na sua alma uma revolta e incompreensão dos abusos e heresias cometidos pelo Império da Igreja Papista. Nós já temos ideia da revolução religiosa e espiritual que Deus fez por meio do sonho desde jovem monge. PODER LER E CONHECER A BÍBLIA COMPLETA – Este era o maior sonho de Matinho Lutero.

- Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo. 8.32) – Deus quer nos libertar primeiro e depois nos usar para libertar a outros. O jovem Lutero encontrou a verdadeira liberdade na Palavra de Deus – paz, perdão, fé, justificação, santidade em Jesus. Uma parte significativa dos jovens cristãos de hoje, lamentavelmente, não ama a leitura da Bíblia. Precisamos, com urgência, resgatar dentro das nossas comunidades de crianças, adolescente, jovens em geral o amor ardente pela Palavra de Deus. O sonho do jovem monge – Lutero – também deve ser o sonho e a inspiração para os nossos jovens – CONHECER A VERDADE QUE NOS LIBERTA E LIBERTA OUTROS DO PECADO.


João Maria Martins Bezerra
Missionário na Primeira Igreja Batista Em Angicos.

0 comentários:

Postar um comentário