IGREJA BATISTA TV

sexta-feira, 25 de maio de 2012

MARIA: O SEGREDO DE UMA MÃE FELIZ

Este é denominado de o mês (maio) das mães. Infelizmente não tenho mais a minha mãe. Porém, sei que ela deixou bons exemplos pra mim. Devo a minha mãe os primeiros passos em direção a Deus.  Antes de falecer entregou sua vida a Jesus Cristo. Garantindo assim sua presença na eternidade ao lado de Deus. Mãe sempre tem o que nos ensinar. E quero pegar emprestada a vida de Maria à mãe de Jesus para refletir. Não pela visão distorcida do catolicismo romano que a coloca sem defeito ou pecado, mas sim, por uma concepção escriturística. Quero enfocar princípios simples que podem auxiliar a todas as mães a encontrar a verdadeira felicidade de ser MÃE.

1 – MÃE DEVE FICA FELIZ POR SER MÃE - Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lc. 1:38). Ao receber a notícia, um tanto inusitada, que seria mãe, Maria apenas se submeteu a vontade divina.  Ser mãe faz parte de um projeto divino. O próprio Deus precisou de uma mãe para concluir seu plano de redenção da humanidade caída. Assim, é motivo de grande alegria saber que vai ser mãe. O não querer ser mãe tem levado muitas jovens às clínicas clandestinas de aborto neste país.

2 – MÃE COMPARTILHA A ALEGRIA DE SER MÃE - E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel (Lc.1:39-40). É uma notícia maravilhosa. Maria queria compartilha com outras pessoas. E dividiu sua alegria com Zacarias e Isabel. Toda mãe se sente feliz em querer comunicar às pessoas que vai ser mãe. E isso, independente se é a primeira, segunda... Ela quer compartilhar! Mães que não se envolvem com esse sentimento terminam angustiadas e muitas vezes até depressiva. Elas têm vergonha de falar que vão ser mãe. Isso não é certo.

3 – MÃE ENFRENTA QUALQUER DIFICULDADE PRA SER MÃE - Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria (Lc. 2:6-7). Maria é um exemplo de mãe que não levou em consideração as circunstâncias adversas para ter seu filho. Ela enfrentou tudo e todos. Assim também deve ser a postura de uma mãe. Não importam as condições físicas, matérias ou emocionais dela ou até mesmo da criança no ventre, ela está determinada a ter seu bebê e a cria-lo.

4 – MÃE TEM SEGREDOS COM SEUS FILHOS -  Então foi com eles para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, guardava todas essas coisas em seu coração (Lc. 2:51). Muitas mães falham nesta área. O filho (a) precisa ver na mãe uma pessoa de confiança. Porém, muitas mães são as primeiras a colocar o nome de seus filhos na rua. Xingam, amaldiçoam e desejam o mal dos filhos (as). Confidenciam isso para pessoas conhecidas e até desconhecidas. Maria guardava no coração todas as coisas. Ou seja, mesmo sem entender as atitudes de Jesus, invés de murmurar com os outros, resolveu guardar pra ela tudo aquilo.

5 – MÃE GUIA SEU FILHO A DEUS - Ora, anualmente iam seus pais a Jerusalém, para a Festa da Páscoa (Lc. 2.41). A Bíblia relata que Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc. 2.52). Claro que Maria como mãe foi exemplo de uma vida religiosa para Jesus quando criança. Ela todos os anos levava Jesus para Jerusalém, onde ali, ele aprendia sobre Deus e o significado da Páscoa.  Jesus aprendeu cedo s mandamentos. Passou no exame sobre a Lei Mosaica diante das perguntas dos mestres religiosos da época. Mãe tem que ser exemplo de amor, fidelidade, obediência e fé em Deus. Mãe precisa ir e ensinar seus filhos o caminho da Igreja do Senhor.

6 – MÃE COMETE ERROS MAS PROCURAR CORRIGIR - Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. (Lc. 2.44-46). Que tipo de mãe esquece o seu filho? Aliás, que tipo de mãe esquece o filho de Deus? Maria apenas nos mostra o quanto ela se assemelha a todas as mães. Logo que descobriu o erro que cometeu tratou de repará-lo. Voltou para Jerusalém e encontrou seu filho. O problema de muitas mães é pensar que nunca erram com seus filhos (as). Assim como Maria era uma pecadora sujeita a erros, todas as mães do mundo também o são. Porém, o segredo é tentar corrigir a tempo. Veja onde você, mãe,  tá errando com seus filhos e procure corrigir-se a tempo.

7 – TODA MÃE PRECISA TER JESUS COMO SALVADOR - Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador (Lc.1.46,47). Toda esperança messiânica de Maria estava na certeza que encontrou salvação em Deus – ...e o verbo era Deus Jo. 1.1b. Esse verbo (palavra) é Jesus. Jesus como Deus Filho é o Salvador da sua própria mãe. E Maria afirmou esta verdade no texto acima. Toda mãe para ser uma excelente mãe precisa entregar sua vida a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Você como mãe já entregou sua vida a Jesus Cristo? Saiba que este era o grande segredo de Maria como mãe – JESUS O SEU SALVADOR.

 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16.

0 comentários:

Postar um comentário