IGREJA BATISTA TV

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

JOÃO WESLEY: UM JOVEM OBSTINADO POR DEUS

O jovem João Wesley (1703-1791) é uma das maiores figuras de destaque dentro da história do cristianismo mundial, em especial da Inglaterra. Com cinco anos de idade, Deus o livrou da morte milagrosamente. A casa de seus pais foi tomada por um incêndio voraz. A família conseguiu sair de dentro da casa nas pressas. Enquanto isso, Wesley dormia no quarto. Já fora de perigo, a família orava para que Deus intervisse por meio de um milagre salvando a criança. Era impossível tentar resgatá-lo. Ao acordar sufocado pela fumaça e calor das chamas, tentou sair, mas não conseguiu. Até que vizinhos viram a criança na janela apoiada sobre uma mala. Três homens, um subindo nos ombros do outro, conseguiram chegar e salvar o jovem Wesley. Logo em seguida caiu todo o teto da casa.

Esse fato marcante chamou a atenção de todos, mas em especial de sua mãe Susana Wesley que passou a acreditar que Deus tinha um propósito para com filho. Assim, aconteceu! Influenciado pelo excelente exemplo da mãe, o jovem Wesley inicia a própria história na seara do Senhor.  Muito cedo criou o hábito de acordava às 4 horas da manhã para suas orações. João Wesley não admitia desperdiçar tempo. As três primeiras horas do dia eram dedicadas à oração e aos estudos das escrituras. Assim, ele programava todas as atividades do seu cotidiano por meio de um diário.

A primeira alma levada para Cristo por Wesley, numa inusitada situação, foi durante um sepultamento. Um jovem que ao seu lado assistia o enterro ouviu a mensagem de salvação e entregou sua vida a Cristo. Quando foi para Oxford organizou um grupo para estudar as escrituras, orar, jejuar, fazer visitas aos enfermos e aos encarcerados. Orava sempre ao entrar e ao sair dos cultos nas igrejas. A experiência na Virgínia (EUA) como missionário transcultural ele não obteve êxito. Porém, foi algo que o levou à auto avaliar sua fé como cristão, descobrindo que precisa se converter verdadeiramente a Deus. A respeito disso ele mesmo registrou – Fui à América para converter outros, mas nunca fora realmente convertido (Anotações de John Wesley).

João Wesley pregava em torno de 780 sermões anuais, quando na época e ainda hoje, o normal para qualquer missionário ou pastor televisivo são 100 mensagens por ano. Ainda encontrou tempo para escrever livros, jornais, dicionários, comentários bíblicos e escreveu gramáticas em latim, hebraico, francês e inglês. João Wesley era conhecido pelo seu espírito obstinado de servir a Deus não como um simples servo, mas um filho dedicado. Seus amigos se referiam a Wesley como “homo unius libri” isto é, “homem de um livro”, ou seja, a BÍBLIA.

Olhando para vida deste jovem, é impossível não notarmos que está faltando nos dias de hoje, nas igrejas, jovens obstinados por Deus. Que queiram servir a Deus não como um simples e rotineiro servo, mas sim, como filhos apaixonados e dedicados a um pai.  Por diversas vezes a história conta que Wesley foi apedrejado arrastado como morto pelas ruas por causa da mensagem de salvação em Cristo Jesus. Wesley ainda é uma luz que brilha em nossos dias. Reverteu todo sua fortuna a obra do Senhor. Este vulto do cristianismo deixou no mundo – duas colheres, uma chaleira de prata, um casaco velho, e milhares de almas salvas em Cristo Jesus (Orlando Boyer, Heróis da Fé, pág. 59). Suas últimas palavras, antes de encontrar-se como o SENHOR – O melhor de tudo é que Deus está conosco. As igrejas metodistas são originárias da obra e vida de JONH WESLEY. Assim, jovens - o melhor de tudo é que Deus está e sempre estará com vocês!

João Maria Martins Bezerra
Missionário/Pastor

0 comentários:

Postar um comentário