IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TERA – LIÇÕES DE UM PAI

"Esta é a história da família de Terá: Terá gerou Abrão, Naor e Harã. E Harã gerou Ló. Harã morreu em Ur dos caldeus, sua terra natal, quando ainda vivia Terá, seu pai." Texto básico – Gn. 11.26-32.
Essa é uma linda história de um pai. O filho mais famoso de Tera nas escrituras sagradas chama-se Abraão. Mas não quero tratar de Tera como pai Abraão, e sim, como pai de Harã. Entenda que Tera amava muito os seus filhos. As escrituras relata pela primeira vez um pai enterrando seu próprio filho (v.28). Fato que até então não acontecia nos registros das descendências. O pecado mudar a ordem natural da vida. Filho é pra sepultar pai não o contrário. Com a dor da perda de Harã, Tera resolve sair de Ur dos caldeus e peregrinar para terra de seu povo. Chegando numa terra fértil e próspera resolveu homenagear a memória do filho morto dando aquela terra o nome de Harã e habitando ali até sua morte na velhice. É impossível não ver na história de Tera traços de um grande pai. Quero aqui extrair três lições para nós como pais. Ser pai é um privilégio indescritível. É uma missão divina. A Palavra nos ensina que nossos filhos são “Herança do Senhor...” Sl. 27.3,4. Um dia Deus irá requerê-la de volta. E como você tem cuidado e zelado desse tesouro de Deus? Assim amados, nos cabe como pais cuidar dessa imensurável riqueza que o Senhor colocou em nossas mãos.

PRIMEIRA LIÇÃO – PAI QUE AMA - Terá amava seus filhos – A Bíblia testemunha o relacionamento de Deus Pai e Deus filho - O Pai ama o Filho... Jo. 3.35 – Tera expressa todo seu amor homenageando o filho ao batizar aquela terra de Harã.  E ali ele ficou até sua morte. O amor expressado pelo pai é a marca indeletável na vida de um filho (a). Ser amado é a senha que qualquer criança precisa para se sentir aceita pelo pai. Filhos (as) que são nutridos de confiança, afeto e amor nascem saudáveis intelectualmente, socialmente, emocionalmente e espiritualmente. Você costuma dizer para seus filhos que os ama? Você abraça e beija seus filhos dizendo que eles são importantes para você? Se não, está na hora de começar a fazê-lo! “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e o beijou.” Lc. 15.20. Um pai que ama sempre corre em direção ao filho (a). Ame verdadeiramente seus filhos (1 Cor. 13).

SEGUNDA LIÇÃO – PAI QUE PROTEGE – A Bíblia não informa como Harã morreu. Mas podemos afirmar uma coisa – Tera seria capaz de entregar sua vida para ter seu filho de volta. Proteger um filho (a) é um instinto natural de um pai. Até mesmo no reino animal. Terá encontrou um lugar especial para cuidar e proteger de sua família - A terra de Harã fértil e próspera. Precisamos proteger nossos filhos de quê? De tudo! Nossos filhos (as) estão vulneráveis. Vivemos dias em que os valores de Deus estão sendo jogados embaixo do tapete. Essa geração de crianças e adolescentes está sendo bombardeada de informações distorcidas e maldosas sobre a família. Nossos filhos (as) precisam ser protegidos das drogas, prostituição, bebedeira, desilusões e uma maneira geral das mentiras de satanás. Temos que tomar cuidado com que nossos filhos assistem nas televisões, com quem eles andam, como esta na escola e o que eles fazem longe dos nossos olhos. Gosto da atitude de Jacó com pai (Gn. 33.1-2). Deixou seu filho José e Raquel pertinho dele para que pudesse proteger caso Esaú quisesse matá-los. E Deus, para exemplificar a atitude Dele como Pai Celeste, usa a ilustração de uma galinha que junta seus pintinhos embaixo de suas asas e ali os esconde para protegê-los - Lc. 13.34. Deus é nosso modelo de Pai.

TERCEIRA LIÇÃO – PAI QUE EDUCA – Tera foi um pai que educou bem os seus filhos. Quando olhamos para o comportamento de Abraão conseguimos identificar os traços que um filho bem educado pelo pai. Abraão era determinado, honesto, justo, amável, educado, fiel e sincero. São poucos os pais que realmente educam seus filhos. Muitos pais não estão nem ai para educação dos filhos. Comumente lançam essa responsabilidade sobre os ombros das mães. Outros não sabem como educar seus filhos. Nem por onde começar.  E são orgulhosos para pedir ajuda. Já têm aqueles que não encontram tempo para educar seus filhos. Muito trabalho; vive diariamente ocupado com seus afazeres. Nunca tem tempo para os filhos - E vós, pais, não provoqueis vossos filhos á ira, mas cria-os na disciplina e na admoestação do Senhor - Ef. 6.4.  Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho não se desviará dele - Prov. 22.6. O pai não é o sabe tudo, mas o pouco que ele sabe ele oferece aos seus filhos de forma excelente. Educar bem um filho (a) é o maior investimento que um pai pode fazer. Principalmente quando os educamos no caminho e temor de Deus. Aproveite cada oportunidade para educar seus filhos (as). (Prov. 1.7; Deut. 6.4-9).

CONCLUINDO – 2 TIMÓTEO 3. 14-17 - Comece a amar verdadeiramente seus filhos (as); proteja-os de todo o mal que no mundo tão de perto os rodeia; eduque seus filhos para serem homens honestos e tementes a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário