IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

QUAIS SÃO AS SUAS CICATRIZES?

- Homem que é homem de verdade tem que ter cicatrizes no corpo – disse a mulher aborígine de uma tribo africana em um documentário. Confesso que o reporte encolheu-se diante daquela declaração “primitiva”. Em muitas das culturas e costumes nas tribos das regiões africanas um homem que não têm cicatrizes em seu corpo é visto como um homem sem coragem, sem amor a tribo, sem virtudes. Ele será motivo de desprezo e vergonha para sua família e tribo.

- E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente - Jesus usa suas cicatrizes para fortalecer a fé e o amor do seu discípulo Tomé (Jo.20.27). Jesus era um homem com cicatrizes. Em qualquer tribo africana Jesus seria aceito como um exemplo de um verdadeiro homem. E quando essas tribos são evangelizadas mostra-se que as cicatrizes feitas no corpo de Cristo foram por coragem e amor a eles.

- Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar... (2 Cor. 1.24,25). O apóstolo Paulo seria aprovado no teste de um verdadeiro homem em qualquer tribo africana.  Ele quando se referia a essa experiência e olhava para o seu próprio corpo repleto de cicatrizes usava o termo – marcas (Gl.6.17). Pois cicatrizes são marcas que surgem em nosso corpo ao longo de nossas vidas. Algumas por acidentes, outras por negligência e ainda têm aquelas que nós mesmos escolhemos fazê-las (brinco, tatuagem, percing...).

Para mim, cicatrizes simbolizam as marcas das experiências de dor, sofrimentos e desilusões que passamos nesta vida. Muitas “cicatrizes” não podem ser evitadas, outras somos os principais responsáveis. Trazemos muitas vezes em nossas vidas cicatrizes físicas – de uma pancada involuntária, de um acidente doméstico, de um acidente no trabalho, de um acidente no trânsito, de um espancamento por alguém, de um projétil perdido... Olhe para o seu corpo e você verá algum tipo de cicatriz.

Mas existem também as cicatrizes que não são físicas. Falo daquelas que marcam a nossa alma - da decepção com o grande amigo (a), de uma traição de quem tanto amávamos, de uma separação no casamento, da ingratidão de um filho (a), de calunias levantadas contra nós,   de um sonho não concretizado, de um fracasso amoroso, do desprezo da família, amigos e igreja, de um preconceito insano, de um racismo social, de uma rejeição de onde não esperávamos... – Realmente somos pessoas com muitas cicatrizes.

As tribos africanas olhavam para as cicatrizes não como uma derrota sofrida, mas sim, como marcas que simbolizam coragem e superação. As cicatrizes são didáticas, elas nos ensinam que somos capazes de superamos as dores, os fracassos e as decepções da vida com coragem. Não sei quais são as suas cicatrizes, mas as veja como necessárias para que você cresça como pessoa, como cristão. As cicatrizes não podem ser evitadas, mas podem ser usadas para o seu crescimento espiritual. 


João Maria Martins Bezerra 
Missionário/Pastor

0 comentários:

Postar um comentário