IGREJA BATISTA TV

quinta-feira, 5 de abril de 2012

INÍCIO E FINAL DA PÁSCOA.

É uma festa judaica. Ela comemora o livramento dos israelitas da escravidão do Egito (Êx. 12 e13). Começa no décimo quarto dia, princípio do calendário religioso dos judeus, à tarde, ou seja, no começo do décimo quinto dia de Abibe ou Nissan (Abril), com refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros daquela família, com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento). Neste momento o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar a amargura e a servidão egípcia. Os pães ázimos (sem fermento) simbolizavam pureza. Assim, a Páscoa com a morte de um cordeiro simboliza o Pacto de Deus com o seu povo para uma NOVA VIDA. O Egito é o início da PÁSCOA.

Para o Cristianismo esse cordeiro aponta para Jesus Cristo - Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo. 1.29). Em Jesus encontramos a libertação dos pecados, do velho homem, da velha mulher, descobrimos o início de uma NOVA VIDAQuem está em Cristo nova pessoa é; as coisas velhas já passaram e agora tudo e novo. (II Cor. 5.17). A Bíblia afirma que ele é nosso cordeiro da páscoa - Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado. (I Cor. 5.7). Não somos salvos pelo exemplo de Cristo ou por sua vida, somos salvos pela morte dele. Foi Ele que nos ensinou essa verdade - Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam; isto é o meu corpo”. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. (Mt. 26.26-28). Não adianta dizermos que Cristo é Salvador, um entre tantos, mas sim, afirmarmos – Ele é meu Salvador. Cristo é o cordeiro que foi sacrificado na cruz. Derramou seu sangue para nos marcar como propriedade exclusiva do Pai. CRISTO é o final da PÁSCOA.

0 comentários:

Postar um comentário