IGREJA BATISTA TV

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

IGREJA DO SENHOR - A CASA DO OLEIRO

CUIDADO COM O CONFORMISMO

“Levanta-te e desça à casa do oleiro, porque lá vou falar com você.” Jr. 18.2.

Em um olhar mais aprofundado sobre o texto, percebe-se o eminente risco que a vida espiritual do profeta e seu ministério estavam correndo. A rejeição à sua mensagem profética pela nação de Israel, provavelmente tenha abatido o espírito audacioso de Jeremias. Deus agora tenta reanimá-lo, reviver a mensagem que tinha sido colocada na boca do profeta no dia do seu comissionamento. O profeta estava “conformado” com as circunstâncias inesperadamente apresentadas. Mesmo ele sendo um extraordinário profeta, infelizmente, ele se deixou amordaçar por aquela condição de indiferença do povo para com palavra e Deus.

A expressão pela qual interpretamos esse fato é “Levanta-te”. Deus exorta e ordena seu servo a sair daquele estado de acomodação. É como se o profeta estivesse “deitado ou sentado” esperando o desenrolar das coisas. E que independente dos resultados iria permanecer quieto no seu canto. Conformar-se significa – aceitar a condição, acomodar-se, resignar-se, submeter-se: conformar-se com as circunstâncias  (diocionárioweb).  Para o psiquiatra/escritor e um exímio estudioso da mente humana, Augusto Cury, o conformismo é uma das armadilhas da mente humana – ... é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades... (Cury, Augusto. O Código da inteligência. Pág. 43). O conformismo é como uma camisa de força que imobiliza a vida de uma pessoa. Às vezes até mesmo pessoas extraordinárias.

Não é difícil entendermos que isso é uma verdade irrefutável. Precisamos apenas parar e refletir sobre as nossas vidas e às pessoas que muitas vezes estão em nossa volta. Muitos casamentos fracassam porque os cônjuges caíram na armadilha do conformismo. Profissionais potencialmente preparadas em determinadas áreas não progridem porque estacionaram com o conformismo. Jovens estudantes desistem dos desafios acadêmicos em seus cursos porque intelectualmente se sentem conformados com o que já conquistou. Famílias vivem muitas vezes misérias financeiras, sociais e até educacionais porque se conformaram com a vida. O conformismo é uma retardação mental e espiritual que é nociva aos nossos sonhos e projetos. Ele amarrar nossos pés para que não continuemos a caminhar em busca daquilo que muitas vezes almejamos.

- Não vos conformeis com esse mundo... (Rm. 12.2). Essa exortação do apóstolo Paulo não é apenas para o campo espiritual. Mas ela nos serve como base para tudo que fazemos. Seja casamento, trabalho, estudos, família e projetos de vida - ...mas transformai-vos pela renovação de suas mentes (Rm.12.2).  Toda mudança de postura ou atitude na vida humana começar primeiramente em nossas mentes. Então, não aceite essa situação de conformismo em sua vida. Levante-se, não se conforme com essa apatia. Seja um vencedor. Quero convidá-lo a ir à Casa do Oleiro Celestial, ouvir o que Deus tem para falar com você.  Para ajudar a Jeremias a vencer o conformismo Deus o levou à casa do oleiro, Ele também quer levar você até a casa do oleiro que é a IGREJA DO DEUS.

0 comentários:

Postar um comentário