IGREJA BATISTA TV

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TRANSFORMADO PELAS MÃOS DE DEUS

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade...  "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos... Jr. 18:1-4;6.

 I -  O PROFETA É CONVOCADO PARA IR À CASA DO OLEIRO

 
No princípio do chamado profético de Jeremias, Deus deixou claro que a mensagem de Deus na boca daquele profeta serviria como um instrumento de edificação e destruição (Jr. 1.9,10). Todo aquele que recebesse e cresse na palavra seria edificado, porém aquele que a rejeitasse sofreria destruição. Jesus ensinou esse mesmo princípio de causa e feito sobre sua mensagem profética – Quem crer não é condenado, mas quem não crer já está condenado (Mc. 16.15,16). Mas sempre antes de um final trágico na vida de um ser humano, Deus lhe dá a oportunidade de mudança de direção, melhor, de transformação de vida. Foi o próprio Deus que afirmou para o profeta Jeremias – Eu tenho planos para vocês, e são planos de prosperidade (Jr. 29.11). Mas o SENHOR nos coloca a seguinte condição – quando invocá-lo, for até ele, orar para ele, aí ele nos ouvirá. Quando o buscá-lo de todo o coração, o acharemos (Jr. 29.12,13). Então, nunca é tarde para deixar que Deus transforme a sua vida pelas mãos dele. O que precisamos é permitir que o Grande Oleiro celestial encontre em cada um de nós a matéria prima, o barro, para nos transformar em um vaso de bênção segundo a vontade dele.

II - O BARRO PRECISA DE ÁGUA PARA SER AMOLECIDO

Jeremias observou como o oleiro trabalhava o barro. O artífice coloca ao seu lado uma vasilhinha com água. Usando-a para amolecer o barro que ainda está em sua forma bruta. E quanto mais limpa fosse á água, mais puro seria o vaso. A água faz esse processo de transformação da matéria bruta. Ela vai modificando a estrutura interna e externa do barro. Deus também, como oleiro, usa sua água para nos amolecer. Que água é essa? Em Jeremias cap. 17.13 -... O SENHOR é a fonte das águas vivas. O Deus trino é essa água pura na pessoa do Espírito Santo – Então espalharei água pura sobre vós... (Ez. 36.25-27).  Deus quer usar a sua água divina sobre as nossas vidas. Jesus retrata bem essa verdade no seu ministério – quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão dentro de vocês. E ele disse do Espírito que haviam de receber os que cressem nele... (João 7.38,39). O trabalhar do Espírito Santo em sua vida não é fácil. Somos um barro na sua forma mais bruta possível. E o pecado nos tornou essas pessoas insensíveis. Brutas e ignorantes concernentes à vontade de Deus. Vivemos mentindo, adulterando, somos injustos, implacáveis, sem compaixão. E cada vez mais brutalizados por uma sociedade hipócrita e sem temor a Deus. Não há perdão para os que nos ferem. Queremos vingança, queremos massacrar, magoar. Somos prepotentes, arrogantes e sem humildade. Somos exclusivistas e egocêntricos. Tudo tem que ser como queremos. Ai de quem nos contrariar. É por isso que necessitamos dessa água celeste. Precisamos ser amolecidos. Pois da maneira que nos encontramos é impossível Deus trabalhar em nossas vidas. Somente o agir do Espírito Santo poderá nos quebrantar. Você precisa se arrepender, pois o arrependimento é nossa autorização para que Deus comece mudar nossas vidas. – Venham a mim, todos que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... – Disse Jesus Cristo (Mt. 11.28-30). Peça para Deus derramar a água dele sobre você – Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e minha bênção, sobre os teus descendentes (Isaías 43.11). Deus quer fazer algo maravilhoso em sua vida. Ele quer abençoar você e toda sua família. Mas para isso você deve colocar sua vida nas mãos Dele.

 III - O VASO SE QUEBRA NA MÃO DO OLEIRO

Jeremias em silêncio pode observa que o vaso quebrou-se na mão do oleiro. Cabe-nos aqui uma pergunta – Foi o artesão que não teve habilidade em suas mãos para trabalhar o barro? Ou foi o barro que não suportou a ação das habilidosas mãos do oleiro?  Com certeza o problema não foi com o oleiro, mas sim, com o barro. E se Deus nos compara com o barro, e ao mesmo tempo se coloca como o oleiro, é fácil deduzir que Deus não é o responsável pelos nossos fracassos. Eu não posso culpar Deus por um casamento fracassado; eu não posso culpar porque meus negócios não dão certos; eu não posso culpar Deus porque eu confie minha vida a alguém e ela apenas me usou; eu não posso culpar Deus porque cai na tentação das drogas, da bebedeira ou da prostituição; não posso culpar Deus pelos meus fracassos nos estudos; eu não posso culpar Deus pelas quedas ou as mazelas que acontecem comigo ou com as pessoas que amamos. O profeta Jeremias no livro de Lamentações ele diz – Do que reclamas, pois, o homem vivente? Reclame cada um de seus próprios pecados (Lm. 3.39). Quebramo-nos porque somos humanamente frágeis. Caímos nas tentações com facilidades. Desistimos dos propósitos divinos por qualquer sopa de lentilha humana. Qualquer desculpa nos é suficiente para abandonarmos a fé e a casa de Deus. Somos impacientes para esperar Deus concluir sua obra em nós. Mas o oleiro não desiste do barro.  Deus não desiste de nós – eis que estou com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt. 28.20). Independente das lutas, das circunstâncias que enfrentamos Deus nunca irá nos abandonar – Quando passares pelas águas, estarei contigo e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Isaías 43.2). O trabalhar de Deus em nossas vidas muitas vezes é realmente dolorido. Com certeza neste momento, diante de tudo o que você está passando, Deus está trabalhando em sua vida – Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus... (Rm.8.28). Coloque essa verdade em seu coração.
IV - O OLEIRO FEZ UM VASO NOVO COMO ELE QUERIA

Para o oleiro quando mais o barro for amassado e mistura melhor será para criar o vaso. Jeremias presenciou que do mesmo vaso quebrado nas mãos do oleiro foi feito um novo vaso. O oleiro pegou novamente o vaso quebrado, misturou todo o barro do vaso, voltando à forma de barro, e agora fez um novo vaso conforme o que parecia bem aos olhos dele. – ... sou como um vaso quebrado (Sl. 31.12) – Disse o rei Davi. A vida de Davi é um exemplo de um vaso na mão de Deus. Apesar de suas quedas e fracassos, Deus moldou a vida de Davi a ponto de ser chamado de um homem segundo o coração de Deus (I Sm. 13.14/At. 13.22). E Davi reconhecia sua total dependência de Deus – Eu sou pobre e necessitado; mas o SENHOR cuida de mim; tu és o meu auxilio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus (Sl. 40.17). Deus tem um modelo e um padrão de vida para cada um de nós. Ele nos quer formar, nos moldar, criar em nós um homem segundo os olhos e o coração dele.  Mas que modelo ou padrão de vaso Deus tem para nós? – Porque o que dantes conheceu, também os predestinou para serem CONFORME A IMAGEM DE SEU FILHO... (Rm. 8.29 destaque meu). Em Jesus encontramos o modelo ideal de Deus para cada um de nós. A palavra CONFORME significa DA MESMA FORMA. Ou seja, Cristo é o nosso modelo de fôrma – Eu vos dei exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também (Jo. 13.15). Pedro aprendeu a lição. Ele registrou a seguinte verdade em sua epistola – Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as sua pisadas (I Pedro 2.21). Deus quer transformar você. E ele quer fazer de você um vaso segundo a vontade dele. Você está disposto a deixar Deus trabalhar como um oleiro em sua vida? - Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.  (Fp 1:6). Tenho plena certeza que Deus irá terminar a obra dele em sua vida. Ele apenas está começando. As mãos de Deus são mãos habilidosas e suaves. Confie sua vida nas mãos Dele. - Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Sl 37:5). Amém.

0 comentários:

Postar um comentário