IGREJA BATISTA TV

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DO DIA



PAI AMADO perdoa os nossos pecados. Não nos deixe ser arrogantes ou egoístas. Que neste dia tão especial tenhamos um espírito de humildade. Que nossos lábios não sejam uma fonte de fofoca; que nossas mãos não sejam um instrumento para apontar os erros dos outros; que nossos pés não pisem os caminhos da maldade; que os nossos olhos não sejam apenas para observar o defeito dos outros. Fazei, SENHOR AMADO, neste dia, com que o nosso “EU” desapareça, e que, o teu Amado Filho Jesus possa crescer em nossos corações, para que nos aproximemos cada vez mais de Ti. Em nome de Jesus. Muito obrigado Paizinho. Amém.


 PALAVRA DO DIA

- É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TRANSFORMADO PELAS MÃOS DE DEUS

Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: "Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá a minha mensagem". Mas o vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade...  "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos... Jr. 18:1-4;6.

 I -  O PROFETA É CONVOCADO PARA IR À CASA DO OLEIRO

 
No princípio do chamado profético de Jeremias, Deus deixou claro que a mensagem de Deus na boca daquele profeta serviria como um instrumento de edificação e destruição (Jr. 1.9,10). Todo aquele que recebesse e cresse na palavra seria edificado, porém aquele que a rejeitasse sofreria destruição. Jesus ensinou esse mesmo princípio de causa e feito sobre sua mensagem profética – Quem crer não é condenado, mas quem não crer já está condenado (Mc. 16.15,16). Mas sempre antes de um final trágico na vida de um ser humano, Deus lhe dá a oportunidade de mudança de direção, melhor, de transformação de vida. Foi o próprio Deus que afirmou para o profeta Jeremias – Eu tenho planos para vocês, e são planos de prosperidade (Jr. 29.11). Mas o SENHOR nos coloca a seguinte condição – quando invocá-lo, for até ele, orar para ele, aí ele nos ouvirá. Quando o buscá-lo de todo o coração, o acharemos (Jr. 29.12,13). Então, nunca é tarde para deixar que Deus transforme a sua vida pelas mãos dele. O que precisamos é permitir que o Grande Oleiro celestial encontre em cada um de nós a matéria prima, o barro, para nos transformar em um vaso de bênção segundo a vontade dele.

II - O BARRO PRECISA DE ÁGUA PARA SER AMOLECIDO

Jeremias observou como o oleiro trabalhava o barro. O artífice coloca ao seu lado uma vasilhinha com água. Usando-a para amolecer o barro que ainda está em sua forma bruta. E quanto mais limpa fosse á água, mais puro seria o vaso. A água faz esse processo de transformação da matéria bruta. Ela vai modificando a estrutura interna e externa do barro. Deus também, como oleiro, usa sua água para nos amolecer. Que água é essa? Em Jeremias cap. 17.13 -... O SENHOR é a fonte das águas vivas. O Deus trino é essa água pura na pessoa do Espírito Santo – Então espalharei água pura sobre vós... (Ez. 36.25-27).  Deus quer usar a sua água divina sobre as nossas vidas. Jesus retrata bem essa verdade no seu ministério – quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão dentro de vocês. E ele disse do Espírito que haviam de receber os que cressem nele... (João 7.38,39). O trabalhar do Espírito Santo em sua vida não é fácil. Somos um barro na sua forma mais bruta possível. E o pecado nos tornou essas pessoas insensíveis. Brutas e ignorantes concernentes à vontade de Deus. Vivemos mentindo, adulterando, somos injustos, implacáveis, sem compaixão. E cada vez mais brutalizados por uma sociedade hipócrita e sem temor a Deus. Não há perdão para os que nos ferem. Queremos vingança, queremos massacrar, magoar. Somos prepotentes, arrogantes e sem humildade. Somos exclusivistas e egocêntricos. Tudo tem que ser como queremos. Ai de quem nos contrariar. É por isso que necessitamos dessa água celeste. Precisamos ser amolecidos. Pois da maneira que nos encontramos é impossível Deus trabalhar em nossas vidas. Somente o agir do Espírito Santo poderá nos quebrantar. Você precisa se arrepender, pois o arrependimento é nossa autorização para que Deus comece mudar nossas vidas. – Venham a mim, todos que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... – Disse Jesus Cristo (Mt. 11.28-30). Peça para Deus derramar a água dele sobre você – Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e minha bênção, sobre os teus descendentes (Isaías 43.11). Deus quer fazer algo maravilhoso em sua vida. Ele quer abençoar você e toda sua família. Mas para isso você deve colocar sua vida nas mãos Dele.

 III - O VASO SE QUEBRA NA MÃO DO OLEIRO

Jeremias em silêncio pode observa que o vaso quebrou-se na mão do oleiro. Cabe-nos aqui uma pergunta – Foi o artesão que não teve habilidade em suas mãos para trabalhar o barro? Ou foi o barro que não suportou a ação das habilidosas mãos do oleiro?  Com certeza o problema não foi com o oleiro, mas sim, com o barro. E se Deus nos compara com o barro, e ao mesmo tempo se coloca como o oleiro, é fácil deduzir que Deus não é o responsável pelos nossos fracassos. Eu não posso culpar Deus por um casamento fracassado; eu não posso culpar porque meus negócios não dão certos; eu não posso culpar Deus porque eu confie minha vida a alguém e ela apenas me usou; eu não posso culpar Deus porque cai na tentação das drogas, da bebedeira ou da prostituição; não posso culpar Deus pelos meus fracassos nos estudos; eu não posso culpar Deus pelas quedas ou as mazelas que acontecem comigo ou com as pessoas que amamos. O profeta Jeremias no livro de Lamentações ele diz – Do que reclamas, pois, o homem vivente? Reclame cada um de seus próprios pecados (Lm. 3.39). Quebramo-nos porque somos humanamente frágeis. Caímos nas tentações com facilidades. Desistimos dos propósitos divinos por qualquer sopa de lentilha humana. Qualquer desculpa nos é suficiente para abandonarmos a fé e a casa de Deus. Somos impacientes para esperar Deus concluir sua obra em nós. Mas o oleiro não desiste do barro.  Deus não desiste de nós – eis que estou com vocês todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt. 28.20). Independente das lutas, das circunstâncias que enfrentamos Deus nunca irá nos abandonar – Quando passares pelas águas, estarei contigo e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti (Isaías 43.2). O trabalhar de Deus em nossas vidas muitas vezes é realmente dolorido. Com certeza neste momento, diante de tudo o que você está passando, Deus está trabalhando em sua vida – Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus... (Rm.8.28). Coloque essa verdade em seu coração.
IV - O OLEIRO FEZ UM VASO NOVO COMO ELE QUERIA

Para o oleiro quando mais o barro for amassado e mistura melhor será para criar o vaso. Jeremias presenciou que do mesmo vaso quebrado nas mãos do oleiro foi feito um novo vaso. O oleiro pegou novamente o vaso quebrado, misturou todo o barro do vaso, voltando à forma de barro, e agora fez um novo vaso conforme o que parecia bem aos olhos dele. – ... sou como um vaso quebrado (Sl. 31.12) – Disse o rei Davi. A vida de Davi é um exemplo de um vaso na mão de Deus. Apesar de suas quedas e fracassos, Deus moldou a vida de Davi a ponto de ser chamado de um homem segundo o coração de Deus (I Sm. 13.14/At. 13.22). E Davi reconhecia sua total dependência de Deus – Eu sou pobre e necessitado; mas o SENHOR cuida de mim; tu és o meu auxilio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus (Sl. 40.17). Deus tem um modelo e um padrão de vida para cada um de nós. Ele nos quer formar, nos moldar, criar em nós um homem segundo os olhos e o coração dele.  Mas que modelo ou padrão de vaso Deus tem para nós? – Porque o que dantes conheceu, também os predestinou para serem CONFORME A IMAGEM DE SEU FILHO... (Rm. 8.29 destaque meu). Em Jesus encontramos o modelo ideal de Deus para cada um de nós. A palavra CONFORME significa DA MESMA FORMA. Ou seja, Cristo é o nosso modelo de fôrma – Eu vos dei exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também (Jo. 13.15). Pedro aprendeu a lição. Ele registrou a seguinte verdade em sua epistola – Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as sua pisadas (I Pedro 2.21). Deus quer transformar você. E ele quer fazer de você um vaso segundo a vontade dele. Você está disposto a deixar Deus trabalhar como um oleiro em sua vida? - Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.  (Fp 1:6). Tenho plena certeza que Deus irá terminar a obra dele em sua vida. Ele apenas está começando. As mãos de Deus são mãos habilidosas e suaves. Confie sua vida nas mãos Dele. - Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Sl 37:5). Amém.

Têm Coisas Que Não Tem Preço!!!




Se colocarmos a semente da palavra de Deus nos corações de nossas crianças hoje, amanhã teremos uma sociedade bem melhor!

IGREJA DO SENHOR - A CASA DO OLEIRO

CUIDADO COM O CONFORMISMO

“Levanta-te e desça à casa do oleiro, porque lá vou falar com você.” Jr. 18.2.

Em um olhar mais aprofundado sobre o texto, percebe-se o eminente risco que a vida espiritual do profeta e seu ministério estavam correndo. A rejeição à sua mensagem profética pela nação de Israel, provavelmente tenha abatido o espírito audacioso de Jeremias. Deus agora tenta reanimá-lo, reviver a mensagem que tinha sido colocada na boca do profeta no dia do seu comissionamento. O profeta estava “conformado” com as circunstâncias inesperadamente apresentadas. Mesmo ele sendo um extraordinário profeta, infelizmente, ele se deixou amordaçar por aquela condição de indiferença do povo para com palavra e Deus.

A expressão pela qual interpretamos esse fato é “Levanta-te”. Deus exorta e ordena seu servo a sair daquele estado de acomodação. É como se o profeta estivesse “deitado ou sentado” esperando o desenrolar das coisas. E que independente dos resultados iria permanecer quieto no seu canto. Conformar-se significa – aceitar a condição, acomodar-se, resignar-se, submeter-se: conformar-se com as circunstâncias  (diocionárioweb).  Para o psiquiatra/escritor e um exímio estudioso da mente humana, Augusto Cury, o conformismo é uma das armadilhas da mente humana – ... é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades... (Cury, Augusto. O Código da inteligência. Pág. 43). O conformismo é como uma camisa de força que imobiliza a vida de uma pessoa. Às vezes até mesmo pessoas extraordinárias.

Não é difícil entendermos que isso é uma verdade irrefutável. Precisamos apenas parar e refletir sobre as nossas vidas e às pessoas que muitas vezes estão em nossa volta. Muitos casamentos fracassam porque os cônjuges caíram na armadilha do conformismo. Profissionais potencialmente preparadas em determinadas áreas não progridem porque estacionaram com o conformismo. Jovens estudantes desistem dos desafios acadêmicos em seus cursos porque intelectualmente se sentem conformados com o que já conquistou. Famílias vivem muitas vezes misérias financeiras, sociais e até educacionais porque se conformaram com a vida. O conformismo é uma retardação mental e espiritual que é nociva aos nossos sonhos e projetos. Ele amarrar nossos pés para que não continuemos a caminhar em busca daquilo que muitas vezes almejamos.

- Não vos conformeis com esse mundo... (Rm. 12.2). Essa exortação do apóstolo Paulo não é apenas para o campo espiritual. Mas ela nos serve como base para tudo que fazemos. Seja casamento, trabalho, estudos, família e projetos de vida - ...mas transformai-vos pela renovação de suas mentes (Rm.12.2).  Toda mudança de postura ou atitude na vida humana começar primeiramente em nossas mentes. Então, não aceite essa situação de conformismo em sua vida. Levante-se, não se conforme com essa apatia. Seja um vencedor. Quero convidá-lo a ir à Casa do Oleiro Celestial, ouvir o que Deus tem para falar com você.  Para ajudar a Jeremias a vencer o conformismo Deus o levou à casa do oleiro, Ele também quer levar você até a casa do oleiro que é a IGREJA DO DEUS.

sábado, 26 de novembro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA


ORAÇÃO DO DIA



SENHOR AMADO, a cada dia é tão difícil seguir teus passos. Vivemos em um mundo onde tudo é tão superficial. Já não choramos com a dor do próximo; não perdoamos quem deveríamos perdoar e nem tampouco amamos como deveríamos amar. Muitas vezes pensamos mais em nossos interesses pessoais e nos esquecemos dos outros. Mentimos e achamos que isso é a verdade; agimos hipocritamente com as pessoas quando a sinceridade é o único caminho. PAI dê-nos fé e perseverança par sermos como teu Filho Jesus, vivendo como ele vive e amando como ele amou.  Dá-nos força para andar em teus caminhos. Que este dia, Jesus seja o nosso exemplo de vida. Em tudo que formos fazer ou falar. Amém.



PALAVRA DO DIA


- Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 1 Pedro 2:21

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DO DIA


 AMADO PAI, ajuda-nos a fazer as escolhas certas neste dia. O que não faltam, em nossas vidas, são pessoas querendo nos dizer o que é melhor para nós. Tem momentos que estamos cercados de incertezas. Cheios de dúvidas. Não temos a mínima noção do que fazer, nem tampouco pra onde ir. Isso é constante nos nossos relacionamentos pessoais, sociais e profissionais. Mas cremos que Tua palavra será nossa bússola para o dia de hoje. Aquilo que nos ensinar - SEGUIREMOS! Confiamos em Ti. Obrigado PAIZINHO por mais este dia de vida.  Que sejamos uma bênção para todas as pessoas. Em nome de Jesus. Amém.



PALAVRA DO DIA

- Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CONVERSANDO COM DEUS

Educa a criança no caminho em que deve andar, E ainda quando for velho, não se desviará dele. Prov. 22:6

BIBLIA = MÃE

Estava assistindo em um desses telejornais uma notícia muito triste. Uma jovem de 16 anos tinha sido assassinada pelo seu ex-marido. Ele, 22 anos, um usuário de crak. Ela não suportando mais a luta para ajudar o marido a se livrar das drogas, resolveu voltar para casa de seus pais. Ele em uma de suas “bad trip”, viagem ruim, sobre o efeito das drogas, e inconformado com a separação da esposa a assassinou quando ela se encontrava só em casa. Porém, algo me chamou muito a atenção. Esse casal tinha um filhinho de dois anos de idade. E o avô materno dando uma entrevista ao vivo com seu netinho nos braços ele disse – Tivemos que esconder a Bíblia que era dela, porque todas as vezes que ele (a criança) vê a Bíblia ele começa a chorar e a chamar pela mamãe.

Que exemplo maravilhoso! Aquela criança com apenas dois aninhos de vida, ao olhar para aquele livro, ela associava a sua mãe. Fiquei imaginando o quanto aquela jovem-mãe, apesar de ser uma menina, já tinha cultivado no coração e nos olhos de seu filhinho o amor dela pela Bíblia. Quem sabe se ela não lia historinhas bíblicas para ele dormir; quem sabe se ela compartilhava seus braços e mãos entre seu filho e a Bíblia; talvez ele tenha presenciado sua mãe lendo e chorando sobre aquele livro sagrado; quem sabe se ela já não ensina para ele que aquele livro era o livro da vida eterna; quem sabe se ela não dizia todos os dias que aquele livro poderia trazer felicidade para eles; quem sabe... Poderíamos imaginar centenas de situações em que aquela criança sempre via sua mãe ao lado da Bíblia. Infelizmente a maioria das mães hoje não tem essa mesma preocupação de ensinar a seus filhos o valor da Bíblia.  Aquela criança aprendeu com o exemplo da mãe. Alguns pais são associados pelos filhos a uma marca de cigarro ou bebida, outros a violência doméstica, outros a carros ou roupas de grife. E seu filho ou filha se lembra de você quando vê o quê? Será que pelo menos você tem uma Bíblia em casa? Quando foi que sua família viu você lendo e orando com a Bíblia? Aquela jovem morreu muito cedo, lamentavelmente, mas ela deixou um dos mais belos exemplo de vida para o seu filhinho. Que tipo de exemplo nós estamos deixando para os nossos filhos nos dias atuais?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

MEDITAÇÃO DIÁRIA

ORAÇÃO DO DIA



Obrigado PAIZINHO por mais esse abençoado dia de vida. Sabemos que nossa vida sem a Tua maravilhosa presença seria um caos. Como poderíamos viver sem o Teu cuidado. Quando olhamos para nosso casamento vemos as tuas mãos; quando olhamos para nossos filhos entendemos os teus desígnios; quando olhamos em volta de nós é impossível não reconhecer que Tens abençoado grandemente nossas vidas. O que seria de nós sem Ti SENHOR AMADO? Onde colocaríamos nossa esperança nos dias atuais? O que aconteceria com a fé sem Tua existência? Amamos muito a Ti PAI. E falamos isso de todo coração e espírito. Ajude as pessoas a confiarem mais em Ti. Em nome de Jesus. Amém.



PALAVRA DO DIA

- Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Salmos 127:1


CONVERSANDO COM DEUS

- Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança. Salmos 4:8


 NOITE PERFUMADA


Depois de um dia cansativo de intenso estudos para um concurso, tomei um refrescante banho, coloquei os meninos na cama, li um pouco a Bíblia e fui dormir. Alguns minutos depois eu já estava dormitando, quando escutei um barulho de algo cair no chão do meu quarto. Plac! – O que foi isso? Falei um pouco atordoado de sono. Olhei e era minha filha Valesca que procurava um pedaço de algodão. – Êita, seu perfume caiu e quebrou-se painho!  Ela respondeu. Fiquei chateado no momento, mas ela não teve culpa. Qualquer um poderia ser vitima daquele imprevisto. Ainda tentei aproveitar “alguns pingos”, mas não deu certo, o vidro ficou totalmente despedaçado. A essência ficou derramada pelo chão do quarto. Porém, algo muito bom aconteceu dormi a noite toda com aquele aroma suave do perfume. Acredite, foi à noite mais perfumada ou cheirosa da minha vida. Dormi como uma criança. Pela manhã a fragrância ainda estava no ar do meu quarto.

Como dormi bem? Fique pensando. Será que existe uma fórmula para termos uma noite tranqüila e, poderíamos dizer, perfumada para dormir. Na verdade o que muitas pessoas buscam em suas vidas é uma bela noite de sono sossegada. Pesquisas apontam para esse drama da vida dos brasileiros. Em uma recente reportagem na TV GLOBO – GLOBO REPORTE/14/10/11 - mostrou em sua matéria que nós brasileiros não dormimos bem. E todos sabem que não dormir bem é um fator danoso para saúde física e espiritual do individuo. Os motivos são diversos: excesso de trabalho, insônia, problemas financeiros, familiares ou saúde, empregos noturnas, desempregos, transtornos espirituais ou intelectuais...  A lista é enorme. Mas como nós podemos tentar resolver esse problema que atinge tantas pessoas? O salmista disse que Deus o fazia deitar-se e dormir tranquilo. Por que será que Deus se preocupa com nosso sono? A resposta está em cima. E ele nos quer ver bem. Amados leitores – O segredo é confiar em Deus. O salmista tinha a certeza que Deus o faria habitar, deitar em segurança - Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama - Salmos 127:2.  Jesus disse – Eu vos dou a minha PAZ. Abrace essa paz de Deus e durma sossegado sentindo a excelente fragrância do cuidado de Deus por você.