IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

COMO REAGIR AO “NÃO” DE DEUS?

Texto básico: Dt. 3.23-29 (4.1-10).

  - Todavia, por causa de vocês, o Senhor irou-se contra mim e não quis me atender. "Basta", ele disse. "Não me fale mais sobre isso.” V. 26.

 - SENHOR me deixe entrar na terra de Canaã. Há 40 anos espero por este dia – Respondeu Deus - Não! Você não vai entrar na terra de Canaã - Como Moisés reagiu diante de um “NÃO” tão intenso de Deus. Nas escrituras sagradas encontramos outros grandes homens de Deus que receberam um “não” diante de suas questões. Jó recebeu um “não” de Deus quando clamou ao SENHOR (Jó. 30.20); Davi quando clamou pela vida do seu primeiro filho com Betsebat (II Sm. 12.16-19); Paulo quando pediu para Deus livrá-lo do espinho na carne (II Cor. 12.. 7-9).  Não, não, não... Essa foi a resposta de Deus. E você? Como tem reagido diante dos “nãos” de Deus. Moisés era um homem credenciado para receber de Deus tudo aquilo que pedisse. Não é verdade?! Com certeza mais do que eu e você.

Talvez você venha a tempo pedido a Deus em oração por alguma coisa para sua vida ou alguém que você ama. Motivos e que não faltam para pedirmos a Deus em oração, desemprego, família em crise, casamento a beira do abismo, drogas na família, litígios judiciais, doenças... E você vem recebendo um “não” de Deus há muito tempo. Não sei como você tem reagido. Como isso tem afetado sua fé e seu amor por Deus. Porém, podemos aprender três grandes lições da vida desses homens que ouviram um “não” de Deus, mas principalmente com Moisés de como reagir ao “não” de Deus diante de nossos pleitos. Por isso é importante você ler os textos acima. Isso me poupará de repeti os textos.

 PRIMEIRA LIÇÃO: Não coloque sua fé na “resposta” de Deus, mas sim, na sua bondade e justiça (4.7,8). Já imaginou se todas as vezes que nós (filhos) recebêssemos um “não” de nossos pais os amassem menos? Que pai iria querer dar um não ao seu filho ou filha?! Nenhum. Mas veja, logo em seguida ao “não”, Moisés saiu para exortar o povo a amar e obedecer a Deus (Cap. 4. 1-10).  A fé de Moisés não estava fundamentada na “resposta” de Deus, mas sim, na sua bondade e justiça - Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Lc. 18.19; - Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. (Sl. 34.8). Julga-me segundo a tua justiça, SENHOR Deus meu, e não deixes que se alegrem de mim. Sl. 35:24. Você não pode colocar ou firmar sua fé nas “bênçãos” de Deus, mas sim, no Deus das “bênçãos”. Não devemos amar a Deus pelo que ele nos dar, mas sim, amá-lo pelo que ele é – DEUS, e pelo que já nos deu – JESUS (Rm. 5.8/Jo. 3.16). Deus é bom e justo. Olhe para sua vida e você verá que Deus já abençoou você inumeras vezes. Sua vida já é uma benção de Deus. Faça isso e você será muito mais feliz no seu relacionamento com Deus. Nunca você se sentirá fracassado ou frustrado por não ver Deus respondendo “SIM” para seus pedidos. O “NÃO” também é uma resposta de Deus para você.

(Continuo depois)

0 comentários:

Postar um comentário