IGREJA BATISTA TV

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FRAGMENTOS DA EDUCAÇÃO

VIOLÊNCIA NA ESCOLA, A FAMÍLIA NO CONTEXTO ATUAL, E O CHAPOLIN COLORADO

Com a presença de autoridades políticas, religiosas e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, a direção da Escola Municipal Maria Odila promoveu o I Fórum de Debate sobre a violência na escola. Os discursos por mais diferentes o grau ou nível intelectual dos palestrantes apontaram a família e principalmente os pais como responsáveis diretos do desenfreado desvio de conduta educacional dos alunos. A clientela da escola é violenta porque faltam rédeas dos pais no comportamento de seus filhos. Para especialista ali presente os filhos hoje dão a ultima palavra no que trata de sua maneira e estilo de vida. Muitos pais estão enlouquecidos e desorientados. Estão sem rumo quando o assunto é educar, ou orientar seus filhos com os melhores padrões éticos, morais e sociais para os dias de hoje.

Estamos presenciando a “normalização do errado” pelos meios de comunicação no Brasil e no mundo. Muitas vezes ficamos paralisados de frente a uma TV nos alimentando de tudo quando não presta. Nutrimos nossa alma e, insatisfeitos fazemos o mesmo com os nossos filhos. Estamos sendo anestesiados ou dopados todos os dias por uma gama de informações que depreciam mais do que ajuda na educação e formação de uma sociedade salutar. Tornou-se normal para mídia e boa parte do coletivo social assistir e ouvir sobre a violência doméstica, o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, crianças no tráfico de droga e nos bares, filhos fora da escola, á infidelidade, o homossexualismo, marginais dando ordem a sociedade, policiais corruptos, políticos mentirosos, líderes religiosos pedófilos e charlatões, músicas, filmes e novelas imorais, internet pornográfica, infanticídio, tudo em nome do entretenimento e da livre manifestação do pensamento.  Além de tudo isso, temos agravantes, que são as instituições educacionais fálicas e sucateadas, professores mal remunerados, desestimulados e totalmente despreparados para um mundo em constante evolução científica e tecnológica. E uma avalanche de políticas públicas que mais atrapalha que soluciona os problemas da educação no Brasil.

Onde os pais podem encontrar o modelo de educação para os seus filhos? Que referenciais eles têm como ideal para nortear a vida da família? Já não existe mais o modelo de uma família tradicional na sociedade. Os arranjos familiares se tornam cada vez mais presentes e comuns. Crianças são criadas por tios, avós, irmãos (ãs), parentes próximos e até pessoas fora do ciclo familiar. Tudo isso reflete em um comportamento agressivo a professores e colegas, bem como na evasão escolar e no déficit de aprendizagem da criança e do adolescente no precesso natural de aquisição do conhecimento. Nós, pais, pedimos socorro! Mas, quem poderá nos socorrer?! Quem? Quem? ... Só não me venham com a resposta de que é “Chapolin Colorado”!


João Maria Martins Bezerra
Pastor/Pedagogo

0 comentários:

Postar um comentário