“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias
trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu
Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu
servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está
dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar
e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o
dia do sábado, e o santificou.”
Êxodo 20:8-11.
PROBLEMA: Este
mandamento estabelece que o sétimo dia da semana, o sábado, e o dia que o
Senhor escolheu como o dia de descanso e de culto. Entretanto, no Novo Testamento a igreja cristã começou a cultuar
e a descansar no primeiro dia da semana, o domingo. Os cristãos não estão
violando o mandamento do sábado por cultuarem a Deus no primeiro dia da semana,
e não no sétimo dia?
SOLUÇÃO: Primeiro, a
base para o mandamento de observar o sábado como estabelecido em Êxodo 20.11, é
que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que ele o
abençoou e santificou o sétimo dia. O dia do sábado foi instituído como um dia
de descanso e culto. O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus,
no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão
distorcida dos fariseus, “O sábado foi
estabelecido por causa do homem, e não o homem por causo do sábado” (Mc.
2.27). O que Jesus quis dizer é que o
sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O
espírito e conceito da observância do “sábado” são preservados no Novo Testamento
com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.
Segundo, deve-se lembrar
de que, de acordo com colossenses 2. 16, 17 o sábado é “sombra da redenção em
Cristo” - Portanto, ninguém vos julgue
pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou
dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. A
observância do sábado estava associada com a Redenção citada em Deut. 5.15,
onde Moisés determinou: Porque te
lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou
dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que
guardasses o dia de sábado. O sábado era uma sombra da redenção que viria
com cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que
Deus propiciou com a sua obra consumadora.
Finalmente, embora os princípios
morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no NT, o mandamento de separar
o sábado como dia de descanso e culto a Deus é o único mandamento que não é
repetido. Há muito boas razões para isso. Os crentes do NT não estão debaixo da
Lei do AT ( Rm. 6.14;Gl. 3.24,25). Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia
da semana ( Mt. 28.1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo. 20.26), e pela descida
do Espírito Santo num dia de domingo ( at. 2.1), a igreja primitiva passou a
cultuar no domingo, regularmente ( At. 20.7; I Cor. 16.2).
Assim, o culto no domingo
foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última
grande visão “no dia do SENHOR” (Ap. 1.10). é por estas razões que os cristãos
cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado do judeus.
O sábado dos dez mandamentos não é o mesmo sabado das ordenanças da lei que eram para os dias de festas e sacrificios agradáveis a Deus que foram substituidos pelo sacrificio na cruz. E o Domimgo foi um dia a mais criada pelo igreja romana em adoração a rafá deus consagrado no imério romano e já conhecido pelo egipcios. Pena a igreja cristã de hoje desconhecer esses fatos
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