IGREJA BATISTA TV

sábado, 24 de dezembro de 2011

NATAL: O Jesus Da Manjedoura

Você compreendeu o porquê Jesus foi parar em uma manjedoura? Sim! Ótimo. Isso vai facilitar seu entendimento para esta simples reflexão. Mas, para quem não entendeu ainda, leia o texto com maior atenção, e vocês logo perceberá que ele nasceu em uma manjedoura, porque não havia um lugar na estalagem para ele nascer. Entende o significado dessa tipologia bíblica?  O Jesus da manjedoura é o Deus rejeitado pelo seu povo. É o Jesus que todos puseram em desconfiança suas verdades terrenas e divinas. É o Jesus que não foi aceito como Salvador ou o Messias pela sua nação.
 
Mesmo não sendo muito adepto dos períodos natalinos, quando saiu pelas ruas de minha cidade, e me deparo com as avenidas, os lares e os comércios ornamentados com papais-noéis, sinos, estrelas, pisca-piscas, árvores, algodões, presentes, propagandas, promoções, presépios e outros enfeites, fico refletindo de como nós, seres humanos, conscientes e inconscientes continuamos a colocar Jesus na manjedoura. A uma falácia de que comemoramos o “nascimento do Menino Jesus”. Na verdade o que comemoramos são as nossas vaidades humanas. Neste período na “estalagem do consumismo mundano” não há lugar para o Salvador Jesus nascer.

Quer saber de outra realidade – Vejo o menino Jesus no semblante sofrido das crianças abandonadas, do menino das ruas, bem como dos guris oriundos de família carente, que não ganham presentes neste Natal, não comem peru defumado, não participam das grandes ceias natalinas preparadas pelos famosos, nem nas mesas coloridas das mansões, das empresas, das grandes corporações. O menino Jesus continua deitado nas manjedouras da vida – fique ai. Este é teu lugar – Pronunciamos. E ele continua embaixo das pontes, nos lixões, mendigando pelas ruas, sem casa, sem terra, sem família, jogados pela sorte neste mundo de injustiça, vulneráveis às mazelas sócias como doenças, explorações, drogas, alcoolismo, prostituição infantil, fome e miséria. Estes são o “Menino Jesus”.

Precisamos avisar para o mundo atual – Ei! Jesus já não está mais na manjedoura. Ele cresceu. Espalhou seu amor, sua esperança, sua fé, sua verdade. Condenou o mal. Foi crucificado na Cruz pelos nossos pecados. Ressuscitou de entre os mortos. Ascendeu aos céus. Esta a direita do Pai Eterno. Amados (as), Jesus cresceu. Não é mais uma criancinha indefesa em uma rústica manjedoura. Sabe a conclusão que chego – Nós somos controlados pela síndrome de Peter Pan, e projetamos essa vontade para Jesus, desejando que Ele permaneça uma eterna criança.  Talvez por isso o mundo não quer deixar Jesus crescer. Com certeza é mais lucrativo e vantajoso para nós mantê-lo quieto e em silêncio na fria manjedoura, do que ouvir sua voz de adulto clamando pelas esquinas e avenidas da vida, chamando cada um de nós para se arrepender dos pecados.

0 comentários:

Postar um comentário